terça-feira, 24 de junho de 2014

Participação popular é recorde na escolha das prioridades do Orçamento

Foto Caroline Bicocchi 
Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital, prestigiou na manhã desta terça-feira (24/6), o ato de divulgação das prioridades para o Orçamento do estado de 2015, realizado pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini.

Mais de 1,3 milhão de gaúchos votaram no Sistema de Participação Popular e Cidadã, uma iniciativa do Governo do Estado que permite que o cidadão escolha as prioridades da sua região para o Orçamento de 2015.

"A democracia participativa é uma metodologia de governança política e, ao mesmo tempo, um rejuvenescimento da democracia representativa, inclusive para valorizá-la junto aos setores da população, especialmente, os que não têm influência cotidiana sobre o poder político", disse o governador sobre a importância do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã do RS. “O Rio Grande do Sul dá um exemplo de democracia participativa e consultiva para o país”.

As áreas priorizadas na maioria das regiões foram: Saúde, Segurança Pública e Defesa Civil, Esporte, Lazer e Turismo, Desenvolvimento Rural, Educação Básica, Profissional e Técnica e Desenvolvimento Econômico.

A peça orçamentária para o próximo exercício será montada pelo governo destinando parte dos recursos às prioridades registradas pela participação dos gaúchos, assim como suas escolhas prioritárias.
Posteriormente, será encaminhada à Assembléia Legislativa para apreciação dos deputados.

Leia matéria completa no Portal do Governo do RS.