segunda-feira, 2 de junho de 2014

Tecnólogo em Segurança Pública para a BM no IFRS – Conteúdo em discussão

Foto Marta Resing
Em mais uma rodada de construção do curso de Tecnólogo em Segurança Pública para a Brigada Militar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), realizada nesta segunda-feira (02/6) na Acadêmica da Brigada Militar do RS, o grupo de trabalho (GT) constituído debateu vários itens que compõem a estruturação acadêmica da proposta.

Com a participação de Sofia Cavedon, vereadora da capital e articuladora do projeto, do diretor do Departamento de Ensino da BM, coronel Humberto Teixeira Santos, e do pró-reitor de Ensino e reitor substituto do IFRS, professor Hamilton de Moura Figueiredo, foi discutida a grade curricular e a logística, bem como a minuta do convênio. Corpo docente, estrutura física, atividades complementares, regime e disciplinas já começaram a ser formatados pelo GT.

Entre as possíveis matérias a serem cursadas pelos soldados que estão entrando na BM, estão: Sociologia da Violência e da Criminalidade; Polícia Comunitária; Relações Humanas; Fundamentos dos vários Direitos; Tecnologia da Informação e Comunicação; Saúde Mental e Abordagem Sociopsicológica da Violência; História da BM; Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos; Ética e Cidadania; Práticas da Linguagem; Inglês; entre outras.

O início

Foto Marta Resing
A proposta do curso de Tecnólogo em Segurança Pública para a BM no IFRS foi apresentada pela vereadora Sofia Cavedon (PT) ao Comando Geral da Brigada Militar e ao Instituto, no dia 25 de abril deste ano. Desde então várias reuniões já ocorreram e a parceria deverá ser concretizada ainda em 2014.

Próxima reunião

O próximo encontro do GT, que discutirá o conteúdo das disciplinas, está marcado para 26 de junho, às 10h, na Acadêmica da Brigada Militar em Porto Alegre.

Veja também: 
- Curso de Tecnólogo em Segurança para a BM e expansão do IFRS
- Tecnólogo em Segurança para a BM no IFRS