quinta-feira, 10 de julho de 2014

Avança a discussão sobre segurança pública nos ônibus da capital

Foto Juliano Antunes/Sul21
Reunião do Fórum de Transporte Coletivo Seguro nesta tarde na Câmara Municipal de Vereadores pôs em diálogo mais uma vez consórcios

Reunião do Fórum do Transporte Coletivo Seguro realizada na tarde desta quinta-feira (10/7), na Câmara Municipal de Porto Alegre, pôs em diálogo mais uma vez os consórcios de transporte coletivo, a Companhia Carris, EPTC e instituições ligadas a área da segurança como a Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe.

Foto Juliano Antunes/Sul21
No encontro, coordenado pela vereadora Sofia Cavedon (PT), ficou acordado que será encaminhado documento manifestando ao Prefeito Municipal de que seja incorporado na licitação do transporte coletivo a implantação de câmeras de vídeo monitoramento em todos os carros que de fato faça o controle dos assaltos, identificando os assaltantes e não para o controle dos funcionários em serviço, e que a EPTC faça um monitoramento em parceria com as empresas e órgãos de segurança.

No documento também constará a sugestão de estímulo para a compra antecipada de passagens pelos usuários através do cartão TRI, com a possibilidade de comprar com cartão de crédito, evitando a circulação de dinheiro, e unificar a presença dos consórcios, que hoje se reúnem em fóruns separados. 

Conforme Sofia Cavedon a proposta de monitoramento se deve aos dados concretos de redução quando existe o sistema, como no caso da STS no ano passado.

O número de assaltos a cada 10 mil viagens é de: 
Carris.........2,24%
Conorte......1,74%
STS...........0,73%
UNIBUS.....1,14%

“O investimento neste diálogo e na construção de soluções conjuntas, como aporte de tecnologia, é o melhor caminho a segurança dos trabalhadores e usuários, e o empenho da Brigada Militar é notório e louvável neste sentido” afirma a parlamentar.

A próxima reunião do Fórum de Transporte Coletivo Seguro está marcada para 07 de agosto, às 14h, na sede da empresa Carris (Rua Tenente Albion, 385).

Veja também:
Fórum do Transporte Seguro propõe inclusão de câmeras de segurança na licitação de ônibus de PoA - Matéria publicada no Portal Sul21

- Porto Alegre teve um assalto a cada 68 viagens de ônibus em 2013 Matéria publicada no Portal do Correio do Povo.