sexta-feira, 18 de julho de 2014

Avanços em saúde, educação e segurança são a base do novo mandato

Secretário José Clovis, na quinta temática de debate do programa Tarso, mostrou em gráficos a enorme diferença de investimento na educação em relação aos governos anteriores. Sofia Cavedon

Segurança, Educação e Saúde foram os temas abordados

Redução nos índices de reprovação escolar, maior capacidade de resposta na segurança pública e investimentos históricos de 12% na saúde. Estes foram alguns dos resultados obtidos nos últimos três anos e meio no Rio Grande do Sul e que embasaram o debate desta Quinta Temática (17) sobre a construção do programa de governo da Unidade Popular pelo Rio Grande (UPPRS). A plenária reuniu os interessados em propor avanços para o próximo período.

Segurança

Foto Cresce Mais RS
Na segurança pública, a aposta do atual governo em prevenção e enfrentamento da violência deve ser intensificada, devido ao êxito de programas como a Patrulha Maria da Penha, o RS na Paz e a Polícia Comunitária. A ampliação das delegacias de Homicídios, os investimentos em tecnologia e novas casas prisionais foram destacados pelo secretário adjunto de Segurança Pública, Juarez Pinheiro, como fundamentais para seguir avançando com inteligência e integração das forças de segurança. “Já estamos com 690 presos fora do Presídio Central. Até o final do ano, queremos estar demolindo as galerias. O futuro governo deverá concluir a desocupação deste presídio”, disse.

Valorização do magistério e reforma do ensino médio 

Foto Cresce Mais RS
Já na educação, o secretário estadual Jose Clovis de Azevedo atualizou os números de obras e reformas em escolas. Segundo ele, foram 2.020 reformas em 1300 escolas. O inédito reajuste dos salários dos professores em 76,6%, a realização de dois concursos públicos com mais de oito mil nomeados e a promoção de 29.865 professores e funcionários de escolas também foram citados como avanços na área. “Desde 2005 não aconteciam promoções para funcionários de escolas. Nós promovemos até agora 4.330 funcionários e estamos com novas promoções para acontecer até o final deste ano”, reforçou José Clóvis. Uma medida que causou impacto na categoria do magistério quando proposta pelo atual governo não ficou de fora do debate. A reestruturação do Ensino Médio propôs a inclusão de um novo currículo em 1.063 escolas da rede estadual, integrando a Educação Básica, Politécnica e Profissional. “Até 2010, o educação perdia um terço da nossa juventude. Por isso, optamos em fazer a Reforma do Ensino Médio. Hoje subimos 4% os índices de aprovação escolar”, disse o secretário da Educação.

Maior investimento em saúde

O atual governo do Estado destinou, pela primeira vez na história gaúcha, 12% da receita líquida do Tesouro ao setor. Ao todo, entre 2011 e 2014, serão R$ 9,53 bilhões investidos na construção e ampliação de casas de saúde, na atenção básica e em equipamentos. A descentralização dos investimentos em hospitais e atendimentos de média e alta complexidade foi um dos grandes destaques do debate sobre a saúde. “Estamos com quase 70% de cobertura das Equipes de Saúde da Família. E recebemos o governo com 33%. Isto se deve ao programa Mais Médicos, do governo federal. A diferença é que, agora, a saúde pública vai até às famílias e não espera elas chegarem para buscar atendimento quando já estão muito doentes”, compartilhou a diretora de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Carol Veiga. 

Segundo ela, a saúde estadual desenvolveu ações afirmativas para atendimento da população LGBT, afrodescendentes e moradores de rua que precisam ser ampliadas no próximo programa de governo. “Precisamos continuar investindo em reparações históricas”, falou, sugerindo a ampliação do serviço de saúde da mulher para um atendimento integral para além da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Seminário

Propostas

O processo de construção coletiva do caderno de propostas da Unidade Popular pelo Rio Grande será sintetizado no dia 02 de agosto, em seminário com a presença do candidato Tarso Genro. Já foram realizadas 30 reuniões temáticas com a participação de mais de 1,3 mil pessoas, resultando em mais de 200 propostas sugeridas. Contribuições também podem ser enviadas pelo email contato@crescemaisrs.com.br.

Na próxima Quinta

A próxima Quinta Temática será dia 24/07, as 18h30min  e tratará sobre os Serviços Públicos para promoção da Qualidade de Vida Habitação, Infraestrutura e Energia, Transporte e Mobilidade, Meio Ambiente, Saneamento. O encontro é na Afocefe Sindicato - Rua dos Andradas, 1234, 21º andar, Porto Alegre.

Fonte: Portal Cresce Mais RS.