terça-feira, 8 de julho de 2014

Diálogos Culturais em Porto Alegre encerram roteiro de 14 cidades

Foto Sedac/RS
Com o Teatro Bruno Kiefer lotado, foram apresentados três novos editais e um prêmio. Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Cultura e representando a Câmara de Porto Alegre, compôs a Mesa de Abertura do encontro.

Na quarta, dia 02, a Casa de Cultura Mario Quintana sediou o último “Diálogos Culturais” de 2014, que e em sua 4ª edição percorreu 13 municípios, desde o mês de maio. O encontro contou com a presença de autoridades, como o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, que reforçou o papel do Estado como fomentador da circulação de bens culturais e destacou a importância do diálogo com os produtores culturais. “Tudo o que se fez e se foi alcançado não seria possível sem o apoio da comunidade cultural.”, afirmou.

Margarete Moraes, Coordenadora da Regional Sul do MinC, afirmou que o encontro seria uma oportunidade de avaliar e reconhecer os avanços que aconteceram desde o começo destes diálogos, em 2011. “As pessoas vem pra cá hoje para colocar seus sonhos, questões, desejos, imaginários, em relação ao que se espera que um órgão publico de cultura pode realizar”, concluiu.

Foto Alexandre Böer
Na ocasião também foram anunciados os novos editais e prêmios da Secretaria de Estado da Cultura: a segunda edição do FAC das Artes, a segunda edição do Prêmio da Diversidade e o Movida Circuito RS, financiados através de seleção realizada pelo Ministério da Cultura para o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC); e o edital RS Pólo Audiovisual – Produção em longa-metragem, em parceria com a Ancine. Em um momento descontraído e festivo, também foram anunciados os selecionados no edital Movida Cultural RS, com patrocínio da Petrobras.

Os Diálogos acontecem com o objetivo de elencar e discutir as diretrizes para uma política cultural no Rio Grande do Sul. Já foram promovidos cerca de 45 encontros em todas as regiões do estado. Para além da visão da cultura como elemento isolado, eventual e estanque, a Secretaria de Estado da Cultura leva adiante um processo primordial para o desenvolvimento estético, econômico e cidadão do estado. Com os Diálogos, essa articulação pode chegar cada vez mais à população gaúcha. 

Fonte: Portal da Sedac/RS