sexta-feira, 1 de agosto de 2014

TCE-RS determina instauração de inspeção extraordinária na EPTC

Foto Marta Resing
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) determinou, na sessão desta quarta-feira (30), a instauração de inspeção extraordinária na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre, abrangendo os exercícios de 2007 a 2014.

A decisão acata representação do Ministério Público de Contas (MPC) que entendeu necessária a verificação da exploração de serviços de transporte coletivo de passageiros da Capital, particularmente quanto às transferências de linhas e alterações societárias nas empresas que operam o sistema.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirmou que, desde que assumiu a gestão, em 2011, ocorreu somente a falência da empresa Sentinela, que operava dentro do Consórcio Unibus, e que tanto o fechamento quanto à transferência foi feita dentro dos trâmites legais. Ele informou, ainda, que a transferência já foi auditada pelo TCE em 2013 e que o relatório apontou que o processo “foi realizado dentro das normas legais”. “Vou repetir todas as informações já repassadas”, afirmou Cappellari, sobre a inspeção especial. Edital – A EPTC está elaborando um edital de licitação para o transporte público da Capital. A publicação ocorrerá no dia 21 de setembro.

Acesse aqui o voto e o relatório.

Fonte: Portal Sul21 -  Com informações do TCE/RS.