sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Um novo grito de independência: vote SIM à Constituinte Exclusiva

Por Sofia Cavedon

São cinco séculos de Brasil, terra cobiçada e conquistada com a força das armas, da opressão e da liquidação dos povos originários. Povoada e cultivada pela escravização de milhões de pessoas por quase três séculos, fundada, portanto, na violência, na desigualdade e na discriminação racial e de gênero.

Mesmo este breve tempo democrático, pelo arcabouço jurídico institucional brasileiro por onde realiza-se a participação dos cidadãos e cidadãs, continuar privilegiando que tem poder econômico, está longe de respeitar o voto e a manifestação soberana da cidadania.

As jornadas de junho de 2013 denunciaram a impermeabilidade da representação política aos anseios da população e mostraram que ao povo brasileiro é negado o direito à informação sobre o novo Brasil que está nascendo, pelo controle da grande mídia por algumas poucas famílias e igrejas.

Perceber os estranhos caminhos do sistema político que perpetuam os privilégios, possibilitam a corrupção e impedem o Brasil de fazer as reformas estruturantes como a tributária e a da comunicação, vai exigir um processo político pedagógico que conscientize e empodere a cidadania.

É disto que se trata o plebiscito popular por uma Constituinte livre, soberana e exclusiva para fazer a política.

Estaremos nas ruas e escolas nesta semana chamando junto com os movimentos sociais a declaração da independência do Brasil, a realização plena da libertação do povo escravizado, a proteção da vida das mulheres, a garantia da saúde e a valorização da educação e do trabalho.

Todos e todas pelo Plebiscito a partir do dia 1º

A partir desta segunda-feira, dia 1º, até o dia 7 de setembro, o povo brasileiro está sendo chamado a se manifestar, com base no princípio de que “o poder emana do povo”, se quer ou não uma Constituinte exclusiva para fazer a reforma político eleitoral.

É a oportunidade em que o povo brasileiro, em urnas abertas espontaneamente pela sociedade civil em sindicatos, escolas, prefeituras, câmaras, praças e nos mais variados locais, poderá se manifestar diante desse tema que, infelizmente, o Congresso Nacional vem se recusando a tratar há duas décadas, no mínimo.

Leia mais...

Participe do Lançamento com a presença de Olívio Dutra no Piquete Estrela Gaudéria, no Acampamento Farroupilha.

VOTE AQUI

Abaixo temos uma lista de locais com urnas onde é possível votar, onde é possível dizer SIM a uma Constituinte exclusiva para mudar nosso sistema político. Também disponibilizamos o endereço eletrônico, onde as urnas estão sendo cadastradas, para que você possa encontrar a mais próxima da sua casa.

Vote! Participe! Vamos fazer valer a voz do povo!

Veja a lista completa de urnas acessando o link: http://bit.ly/plebiscitoconstituite

Sugestões de locais onde você pode votar:

- Assembeia Legislativa do Rio Grande do Sul - Praça Mal. Deodoro - Centro

- UFRGS - Centro Acadêmico da Biologia da UFRGS | DAIB, Instituto de Biociências, prédio 43431, Av. Bento Gonçalves, 9500 (em frente ao Centro Acadêmico da Biologia)

- UFRGS - Escola de Enfermagem - Prédio 21103, Rua São Manoel, 963, Bairro Rio Branco

- UFRGS - DAECA - Diretório Acadêmico da Economia - Av. João Pessoa, 52 – Campus Centro

- UFRGS - FACED - Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Av. Paulo Gama (Pátio Exterior)

- FAPA - Faculdade Porto Alegrense - Av. Manoel Elias, 2001

- Piquete Estrela Gaudéria - Acampamento Farroupilha - Lote 285, Parque Harmonia

- Paróquia São Francisco - Domingos Crescêncio esq. são Luiz - Bairro Santana - Porto Alegre

- AFOCEFE Sindicato - Rua dos Andradas, 1234, 21 andar

- Comitê Sofia Cavedon - Rua José do Patrocínio, 63 - Cidade Baixa

Baixe aqui o argumento especial do do deputado Raul Pont sobre o Grande Expediente do Dia Nacional de Luta pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político-Eleitoral.

Leia também:
Plebiscito Popular para Mudar a Política - Por Sofia Cavedon.