terça-feira, 2 de setembro de 2014

Ana Mähler vence o Salão de Artes Plásticas da Câmara

Foto Ederson Nunes/CMPA
A vereadora Sofia Cavedon (PT), vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura, prestigiou a sessão solene que marcou o 20º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre.

A artista Ana Mähler conquistou o primeiro lugar no 20º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre, inaugurado na noite desta terça-feira (2/9), em sessão solene no Plenário Otávio Rocha do Legislativo da Capital. Ana obteve o Prêmio Aquisição (de R$ 7 mil) com a instalação Escada 15, composta por quatro grandes painéis que exibem impressa uma fotografia da Fundação Iberê Camargo, com vista em direção a um céu pintado de dourado, tendo dependurada uma escada de corda.

Na abertura oficial, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Professor Garcia (PMDB), ainda foram anunciados os cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade (de R$ 1 mil cada) e quatro menções honrosas. O 20º Salão, que reúne 57 obras de 40 artistas gaúchos ou residentes no RS e foi criado em lei proposta pelo ex-vereador e escritor Josué Guimarães, em 1952, tendo sido suspensa durante a ditadura militar e reabilitada somente em 1988.

Primeiro lugar 

Foto Ederson Nunes/CMPA
Ao agradecer o prêmio principal, Ana Mähler disse que a distinção recebida da Câmara "é um baita incentivo" para continuar se dedicando às artes. "Agradeço mesmo de coração. Estou muito emocionada", afirmou, destacando o fato de a edição 2014 do evento reunir ótimos trabalhos.

Em Escada 15, de 325 x 480 cm, Ana buscou provocar “uma ilusão, uma janela de percepção, com um ponto de vista para o céu, criando deslocamento e sensação de penetrar na imagem”. A tridimensionalidade é explorada por meio da escada de corda, que sugere “um caminho, um percurso a seguir, novo e ainda inexplorado”, conforme a artista. O trabalho funciona tanto suspenso no teto como afixado na parede, como está exposto no 2º andar da Câmara.

OS PREMIADOS 

Foto Ana Mähler 
Prêmio Aquisição 
Ana Mähler – Escada 15 – Instalação

Prêmios de Incentivo à Criatividade 
Ana Flores e Simone Nassif – Jardim do Éden – Instalação
Juliana Scheid – Sem título – Desenho
Louise Kanefuku – Estudo sobre a Insônia – Desenho
Luci Sgorla – Intolerância – Instalação
Márcia Braga – Sem título – Cerâmica

Menções Honrosas 
Cassiano Lopes Stomaior – Pintura
Denis Nicola – Gravura
Manu Raupp – Desenho
Paula Ruszkowski - Fotografia 

Todos os participantes do evento: ver lista em salao.camarapoa.rs.gov.br 

Visitação 

O 20º Salão pode ser visitado até 3 de outubro na Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras, com entrada franca.

Informações no Memorial da Câmara: (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Leia a íntegra da matéria no Portal da CMPA.