quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Associação de Ataxia é declarada de utilidade pública

Foto Ederson Nunes/CMPA
"A Aappad presta um serviço inestimável na busca pelos direitos dos portadores de ataxia e, portanto, merece ser declarada de utilidade pública". - Sofia Cavedon (PT)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (3/9), o projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Dominantes (Aappad). A proposta tem a autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT).

A ataxia refere-se à incapacidade de coordenação dos movimentos musculares voluntários e pode fazer parte do quadro clínico de doenças envolvendo o sistema nervoso como em Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), esclerose múltipla, intoxicação alcoólica e deficiência de vitamina B12.

Foto Cristiane Moreira/CMPA
A Associação de Ataxias é uma entidade que visa melhorar a qualidade de vida dos portadores de todos os tipos dessa doença no Brasil (hereditárias, idiopáticas, esporádicas, adquiridas e episódicas). A Aappad atua no cadastramento de indivíduos com a doença, a fim de localizá-los, quantificá-los e ter uma ideia de sua qualidade de vida, além de proporcionar trocas de experiências entre portadores, parentes e amigos.

Fonte: Portal da CMPA.