segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Por iniciativa de Sofia, Câmara destaca os 25 anos do MDCA

Foto Elson Sempé Pedroso/CMPA
Durante o período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (10/11), o Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente (MDCA) foi homenageado por seus 25 anos de atuação. A homenagem foi proposta pela vereadora Sofia Cavedon (PT) e contou com a presença das fundadoras do movimento Haide Allegretti Venzon e Terezinha Cunha Bastos.

Foto Leonardo Contursi/CMPA
Representando o grupo, a professora Haide Venzon apresentou a história do MDCA, fundado por 17 mulheres em 1989. Ao longo de sua história, o movimento trocou sua sede – atualmente está localizado na avenida Antônio de Carvalho – e recebeu diversas homenagens. “Os nossos maiores prêmios são os sorrisos das crianças, as alegrias que eles demonstram”, disse.

Foto Cristiane Moreira/CMPA
HISTÓRIA - Proponente da homenagem, a vereadora Sofia Cavedon lembrou da história do MDCA, criado há 25 anos por iniciativa de 17 professoras então preocupadas com crianças e adolescentes em dificuldades nas escolas. Ao longo do tempo, ressaltou ela, o MDCA se tornou uma força propulsora de criação de uma legislação protetiva derivada do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "O MDCA tem o protagonismo nesta luta, que não existe igual no Brasil, com a construção de políticas únicas no país. Isso só é feito com relações respeitosas entre governos e a sociedade civil. E este é o grande aprendizado que o MDCA nos trouxe."

Fonte: Portal da CMPA.

Ouça: Câmara destaca 25 anos do Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Leia aqui as manifestações de Sofia Cavedon e Haidê Venzon.