segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Conae 2014 – Sofia Cavedon participou do encontro realizado em Brasília

Foto Divulgação Contee
Representando a categoria Vereadores e a Câmara Municipal de Porto Alegre, a vereadora Sofia Cavedon (PT) participou da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae) realizada em Brasília de 19 a 23/11.

No último dia da Conferência cerca de 2,6 mil delegados aprovaram um documento final que cobra, em síntese, o acesso da população brasileira a uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade e que considere a diversidade do país.

Conforme Sofia destaca, foram aprovadas na plenária final da Conae 24 Moções entre elas, o apoio ao Sistema Nacional de Participação Social, à Democratização da Mídia, à formação inicial da Educação Infantil, e à construção do Plano Nacional de Assistência Estudantil.

Foto Divulgação
A parlamentar petista participou do eixo “Financiamento da Educação” destacando que a polêmica apareceu nos dois dias de debate do encontro, quando foram muito questionados os recursos públicos que vão para as instituições privadas.

Com o tema "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração", a Conae 2014 debateu sete eixos norteadores de discussões. São eles: Eixo 1 ─ O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação, Eixo 2 ─ Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos, Eixo 3 – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente, Eixo 4 ─ Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem, Eixo 5 ─ Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social, Eixo 6 – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho, Eixo 7 – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

Emoção no final 

Foto Divulgação
Para Sofia foi emocionante a final da Conae 2014 que contou com a solidariedade da juventude brasileira com os jovens mexicanos desaparecidos. “Aplaudimos, apoiamos e lutamos para que a democracia e a liberdade nunca mais nos faltem!”, salienta a vereadora.

A pedido da delegação gaúcha a Conferência também homenageou Neli Cadaval, ex-secretária da Educação de Santa Rosa/RS, assassinada pelo ex-marido, com o grito: "a violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer".

Portal Conae 2014.