sábado, 1 de novembro de 2014

III Encontro de Educadores de Porto Alegre

Encaminhamentos finais do III Encontro de Educadores acontece na quarta-feira 

Foto Divulgação Gabinete
Participando do III Encontro de Educadores da Atempa, que discutiu a conjuntura e os desafios do novo Plano Nacional da Educação (PNE), a vereadora Sofia Cavedon (PT), vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara de Porto Alegre, manifestou suas reflexões, que foram no sentido do grave momento nacional em que o Congresso rejeita o Sistema de Participação Social proposto pela presidenta Dilma. “Dentro deste sistema está o empoderamento da conferência da educação, com suas deliberações! Investir na democracia direta no país e na gestão democrática da escola ao sistema é o que pode nos garantir o avanços das conquistas sociais, em especial na educação”, ressaltou a parlamentar.

Sofia afirma que “tempos difíceis virão se não unificarmos os movimentos sociais para fazer a reforma política que a sociedade espera: que liberte os mandatos parlamentares do poder econômico, que termine as coligações e reeleições indefinidas e que amplie a participação direta da população. Tempos difíceis para a educação pois sem isto crescem as fatias que a iniciativa privada abocanha dos recursos que se ampliarão para a área. Em Novembro temos a etapa final da III Conferência Nacional da Educação em Brasília e estarei entre as delegadas para fazermos este debate com representantes de todo o país”.

Nova Plenária 

Foto Divulgação Gabinete
O III Encontro de Educadores da Atempa, que iniciou na seta-feira e continuou neste sábado (01) com as apresentações dos grupos de discussão. Como nem todos os destaques foram apreciados, as conclusões serão encaminhadas para numa Nova Plenária na próxima quarta, dia 5 de novembro, a partir das 18h30 no auditório do Simpa.

A Nova Plenária tem como objetivo discutir, além dos encaminhamentos finais do Encontro, a valorização dos profissionais de educação. Todos os educadores estão convocados para participar de mais esse espaço de diálogo.

Apontamentos dos grupos 

Uma das campanhas da Atempa para o adiamento do Congresso Municipal foi considerada de extrema importância pelo grupo de gestão e …. “Tão importante quanto adiar o congresso é adiar o pré-congresso que acontece na sexta e no sábado da próxima semana, indagou a relatora do grupo. O debate sobre o texto base tem que acontecer nas escolas antes de ser debatido no Congresso.

O grupo do ensino médio alertou sobre temas que estão sendo deturpados no plano como a institucionalização das parcerias com instituições privadas, o cumprimento de metas da educação integral e questões referentes a qualificação do IDEB. A educação infantil destacou pontos semelhantes como metas que estão insurgindo financiamento de escolas conveniadas e a falta de estrutura nas escolas que não atende a demanda.

Para educação de jovens e adultos a principal discussão foi sobre a continuidade do processo que já havia sido pensado de ter um centro municipal de bairro que não substitua a EJA. Já a educação especial solicitou a participação de outras escolas além da especial para contribuir nas discussões do grupo.

Fonte: Portal da Atempa.