quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Sofia participa do aniversário de um ano do Movimento Univales Já

Foto Movimento Univales Já
Nesta quarta-feira (26), o Movimento Univales Já realizou uma plenária comemorativa de um ano de atividades na luta pela implantação de uma nova universidade pública federal no Estado. Durante o encontro foram colocadas as conquistas já obtidas pelo grupo e as ações previstas para 2015.

Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital, apoia o Movimento e esteve presente na comemoração, realizada no Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo. Sofia destaca "que esse é um dos compromissos da campanha a deputada estadual que assumimos e vamos seguir dando apoio!"

Nesse sentido a parlamentar petista apresentará Moção de Apoio ao Movimento Univales Já na Conferência que debaterá o Plano Estadual de Educação, que se realiza no próximo final de semana, e protocolará na segunda-feira (01/12) na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Foto Movimento Univales Já
Conforme o presidente da Associação Pró-Univales, o professor Pedro Giehl, inicialmente, o movimento se dedicou a dialogar com todos os segmentos das comunidades regionais, qualificando e enraizando a proposta da universidade pública.

O principal objetivo do movimento está em coletar assinaturas para pleitear a universidade junto ao Governo Federal. Atualmente, 80 mil pessoas já assinaram o documento. Porém, paralelamente a este processo, o Univales Já trabalhou em diversas frentes.

Desde sua criação, em 26 de novembro de 2013, o grupo contabiliza 23 audiências públicas em diversos municípios dos vales do Sinos, do Paranhana, do Caí e na Encosta da Serra. Além disso, foi criado um fórum permanente de lideranças, com reuniões descentralizadas e quinzenais, consolidando um processo coletivo de formulação e integração de novos atores nos municípios.

O Univales Já também já se reuniu com o governador Tarso Genro e com o ministro da Educação, Henrique Paim, solicitando apoio à criação da instituição de ensino. A presidente Dilma Rousseff também recebeu um dossiê técnico e político, indicando a necessidade de se instalar a universidade federal. No documento, garantias de que a Univales beneficiará uma população de 3 milhões de pessoas, quase 28% da população gaúcha.

Fonte: Portal Movimento Univales Já.

Leia aqui a Moção de Apoio ao Movimento Univales Já.