terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Auditoria da Carris está no Ministério Público de Contas

Foto Divulgação Gabinete
Na véspera de votar o Projeto de Lei Complementar do Legislativo - PLCL 029/13, de autoria da Bancada do PT, que institui o Sistema de Gestão Pública de Transporte Urbano da capital, a vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA) reuniu-se no Tribunal de Contas do Estado (TCE) na manhã desta terça-feira (16), quando tratou da Inspeção Especial na Carris que o órgão realiza a partir de denúncias levada pela parlamentar e representantes dos trabalhadores da empresa.

Conforme Sofia a direção da empresa já respondeu o direito ao contraditório e o relatório da inspeção foi encaminhado para o Ministério Público de Contas (MPC). “Agora o TCE aguarda a orientação do parecer opinativo que será emitido pelo procurador-geral do MPC, Geraldo Costa da Camino, e após irá tomar as medidas cabíveis”.

Sofia Cavedon foi recebida no TCE pelo supervisor da Área Municipal, Gérson Luiz da Fonseca, e pelo coordenador do Serviço de Auditoria, José Alfredo de Oliveira.

A parlamentar lembra que a auditoria foi desencadeada por representação feita em 2012, quando ela e uma comissão de trabalhadores da Carris levaram ao presidente do TCE, Cezar Miola, inúmeras denúncias de abandono da companhia de transporte público da capital.

Entre elas estão o não acabamento de dois prédios que já em 2012 estavam abandonados, sendo um prédio administrativo e a creche para filhos de funcionários; a colocação de carros com a placa “recolhe” passando nas paradas sem pegar passageiros, para recuperar tempo para registro nas antenas de monitoramento da EPTC; e o permanente descumprimento das tabelas.

Foto Marta Resing
PT quer Sistema de Gestão Pública de Transporte Urbano 

Nesta quarta-feira (17) está na pauta de votações da Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei Complementar do Legislativo (PLCL 29/13) construído pelos vereadores da Bancada do PT, propõe a criação do Sistema de Bilhetagem Público, o Fundo Público para gerir todos os recursos dos cartões e vale transporte e a remodelação do Conselho Municipal do Transporte. “Essas ações darão novo nível de transparência e possibilidade de arrecadação”, salienta Sofia.

Conheça o projeto.