sábado, 6 de dezembro de 2014

Sofia coordena Mesa de Abertura do Seminário Internacional

Foto Marta Resing
A vereadora Sofia Cavedon, do PT da capital, coordenou nesta sexta-feira (05/12) a Mesa de Abertura do Seminário Internacional que discutiu a situação das esquerdas na América Latina e no Sul da Europa, que ocorreu na Câmara Municipal de Porto Alegre.

A Crise Internacional: os povos e as relações União Européia e Mercosul contou com os painelistas:

- Joan Herrera - jurista espanhol e político, primeiro-secretário da Iniciativa para a Catalunha Verdes (Iniciativa Per Catalunya Verds);

- o argentino Isaac Rudnik - diretor ISEPCi (El Instituto de Investigación Social, Económica y Política Ciudadana);

- o sociólogo uruguaio Sebastian Valdomir, do Movimento de Participação Popular (MPP);

- o Deputado Federal Dr. Rosinha (PT/PR), ex-presidente e secretário-geral da Comissão do Mercosul do Congresso Nacional; 

- e Joaquim Soriano - diretor da Fundação Perseu Abramo do PT.

Foto Marta Resing
No encontro, que terminou no sábado (06) foram debatidos temas como: a dificuldade, apesar de mais de uma década de governos progressistas, de mudar as estruturas de poder do modelo desigual que não foram tocadas, como a concentração das terras, da mídia e o poder das empresas transacionais, apesar das milhares de pessoas incluídas, melhoria de sua renda e moradia. O desafio de avançar aqui no Brasil é semelhante ao do restante dos países com governos progressistas da América Latina, conforme salientou o deputado federal do PT/PR, Dr. Rosinha.

Outro ponto destacado foi dos representantes do Partido Socialista da Frente Ampla do Uruguai que contaram como o país vem mudando a realidade de 40 anos de neoliberalismo, construindo em oito anos a recuperação de empregos, leis como da liberação da maconha, do aborto e o matrimônio igualitário.

Veja também: 
Seminário promoverá diálogo de esquerdas da América Latina e Sul da Europa