quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Terceirizadas da Prefeitura fazem manifestação em frente à Smed

Foto Marta Resing
Na manhã desta quinta-feira (18) a vereadora Sofia Cavedon (PT) acompanhou as cerca de 200 terceirizadas da Prefeitura, que atuam nos serviços de limpeza e cozinha das Escolas Municipais, em mais uma negociação com o governo municipal.

As trabalhadoras, paralisadas desde o início desta semana, realizaram uma manifestação em frente da Secretaria Municipal de Educação (Smed), bloqueando a Rua dos Andradas durante duas horas. As terceirizadas reivindicam o pagamento do 13° salário, além de FGTS e INSS. Elas também não recebiam vale-transporte e alimentação, que foram depositados ontem (17) pela prefeitura.

Foto Marta Resing
Enquanto isso uma Comissão reunia-se com a direção da Smed. Após a reunião, que acordou os principais itens reivindicados, as terceirizadas saíram em caminhada até a sede da Prefeitura, onde, articulada pela vereadora Sofia,foram recebidas pelo Vice-prefeito, que se comprometeu com o pagamento dos valores, no máximo, até esta sexta-feira (19).

Em reunião, também solicitada por Sofia Cavedon ao MPT, com o Ministério Público do Trabalho e com a Prefeitura de Porto Alegre, o advogado do Sindicato das Trabalhadoras de Limpeza afirmou que o pagamento do vale refeição e alimentação já estaria depositado na conta das funcionárias. Além disso, está acordado que o 13º salário será depositado entre esta quinta-feira e às 16h de sexta-feira. As servidoras terão vínculo até dia 31 com a empresa terceirizada (Cootrario) que fechou, depois disso, o sindicato assegurou fundo de garantia e seguro desemprego, além da liberação da carteira de trabalho.

Foto Marta Resing
Escolas fechadas 

Segundo o último balanço da Secretaria Municipal de Educação, realizado na noite desta quarta-feira (18), 18 escolas foram atingidas pela paralisação de servidores terceirizados e outras 21 atendem parcialmente.

Com informações da Rádio Gaúcha e Correio do Povo
- Funcionários de escolas municipais fazem manifestação na Capital - Rádio Gaúcha 

- Terceirizadas da secretaria da Educação protestam no Centro de Porto Alegre - Correio do Povo

Veja também: 
Mobilização das Terceirizadas da Prefeitura garante pagamento dos seus direitos