quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Aprovada Moção de Apoio ao Movimento Univales Já

Sofia Cavedon estará em Brasília nesta quinta-feira (26), quando entregará documentos referentes à instalação da Univales no RS ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais, deputado federal (PT-RS) Pepe Vargas. “Vamos solicitar que a documentação seja levada à presidenta Dilma”, diz Sofia. A parlamentar também terá várias agendas que visam subsidiar projetos na área da Educação que hoje tramitam na Casa Legislativa da capital.

Moção de Apoio ao Movimento Univales Já, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), foi aprovada na sessão plenária desta quarta-feira (25) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Em novembro do ano passado o Movimento Univales Já completou um ano de atividades na luta pela implantação de uma nova universidade pública federal no Estado.

Sofia destaca que a Univales beneficiará uma população de três milhões de pessoas, quase 28% da população gaúcha. O principal objetivo do Movimento está em coletar assinaturas para pleitear a universidade junto ao Governo Federal. Atualmente, 80 mil pessoas já assinaram. “Paralelamente a este processo, o Univales Já trabalhou em diversas frentes, como a realização de 23 audiências públicas nos vales do Sinos, do Paranhana, do Caí e na Encosta da Serra”, enfatiza a vereadora, que está na campanha pela instalação da universidade pública.

O Univales Já se reuniu com o Governo do Estado e com o Ministério da Educação, solicitando apoio à criação da instituição de ensino. A presidente Dilma Rousseff também recebeu um dossiê técnico e político, indicando a necessidade de se instalar a universidade federal.

Leia a Moção em Apoio a Criação da UNIVALES (Universidade Federal dos Vales)

Foto Leonardo Contursi/CMPA 
O desenvolvimento socioeconômico de nosso país e do Estado passa pelo investimento em educação pública de qualidade. Para que nossas cidades e regiões avancem e cresçam é fundamental que existam políticas sociais e institucionais que fomentem as oportunidades econômicas e contribuindo para a superação dos obstáculos produtivos, sociais e infraestruturais presentes na realidade estadual.

O novo Plano Nacional da Educação indica, para a expansão das vagas na Universidade, dos atuais 15% para 30% da taxa líquida de matrículas. E este crescimento projetado que se dê por 40% de matrículas públicas. Participar da definição de regiões onde deve acontecer este crescimento e sobre que áreas do conhecimento, é importante para a construção adequada e inclusiva desta expansão.

A região do Vale do Rio dos Sinos está no centro dinâmico da Economia e Sociedade Gaúcha. Possuindo 1,3 milhão de habitantes e localizada próxima às demais regiões dos Vales e da Serra Gaúcha, englobando um total de 2,8 milhões de habitantes. Não há nenhuma Universidade Pública na região.  Antigo anseio da população local, junto a distintos movimentos sociais, a criação da Universidade Federal dos Vales (UNIVALES), com centros de ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento e sintonizados com a dinâmica produtiva e social, ganhou movimento, luta e organização.
       
UNIVALES JÁ! – Uma luta Justa, Necessária e Possível.

Sofia Cavedon - Vereadora PT/PoA

Veja também:
Sofia participa do Movimento Univales Já!