quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Sofia debate o transporte coletivo e o aumento das passagens


Foto Cristiane Moreira/CMPA
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) falou na sessão plenária desta quinta-feira (19/2) sobre o Conselho Municipal dos Transportes Urbanos (Comtu), referindo-se ao aumento das passagens dos transportes coletivos da Capital. Sofia alegou que o Comtu não apoia os trabalhadores e nem os usuários do sistema de transporte público e para ela, a Prefeitura deve tomar uma posição diante deste problema.

A parlamentar petista participou, na noite desta quarta-feira (18/2), da reunião ampliada da Comissão de Transporte do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, que debateu sobre o transporte público da capital. Sofia relatou que a comunidade busca formas de garantir as melhorias de transporte reivindicadas pela região e também de incidir no sistema como um todo. "É o desafio das lideranças comunitárias nas parceria com o parlamento, rodoviários e juventude." A parlamentar também cita o caso das @crianças e adolescentes que necessitam de ônibus e estão muitas vezes vulneráveis nas estradas, junto com carros, correndo perigo de serem atropeladas".

Foto Divulgação Gabinete
Para o coordenador do Conselho, Francisco Geovani de Sousa, a qualidade do transporte coletivo, e os efeitos da sua precariedade, começam a partir da porta de casa, se estende pelo interior das demais vilas e repercute no todo da cidade. “Portanto, é uma luta que merece o olhar de todos e todas. A participação da juventude estudantil, rodoviários e militantes da área. Todos serão convidados”, afirmou.

PT quer Sistema de Gestão Pública de Transporte Urbano
Foto Ramiro Furquim/Sul21

Sofia Cavedon destaca que a maior parte das sugestões de melhorias e demandas da comunidade estão compreendidas no projeto que a Bancada do PT apresentou e que tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre. “Eles também defendem um transporte mais eficiente, de qualidade, com controle social, mais transparente e mais justo”, afirma a vereadora.

O PLCL 29/13 é um Projeto de Lei Complementar do Legislativo, construído pelos vereadores da Bancada do PT e institui o Sistema de Gestão Pública de Transporte Urbano, compreendendo a gestão do Fundo Público de Transporte Urbano (FPTU), o Sistema Integrado de Bilhetagem de Transporte Urbano (SIBTU) e os instrumentos de transparência e controle social, e dá outras providências.

Veja também: 
Mobilidade urbana e o aumento da passagem