segunda-feira, 23 de março de 2015

Câmara mantém veto ao feriado no Dia da Consciência Negra

Foto Ederson Nunes/CMPA
A justiça social e as ações de visibilidade e reparatórias da desigualdade e discriminação ainda tardam... Triste dia da luta do povo negro quando a Câmara mantém o veto do Prefeito no seu justo feriado! Sofia Cavedon 

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre manteve, na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (23/3), o veto total ao projeto de lei que declarava o dia 20 de novembro como feriado municipal do Dia da Consciência Negra e da Difusão da Religiosidade, comemorado anualmente. Segundo o autor da proposta, vereador Delegado Cleiton (PDT), além de regulamentar a data, decretar esse feriado seria um marco histórico para a Capital, resgatando o legado de um povo que sofreu por séculos com a escravidão e a discriminação racial no país.
Foto Cassiana Martins/CMPA

O veto total à criação do feriado do Dia da Consciência Negra foi mantido porque não foram registrados 19 votos necessários para derrubá-lo (maioria absoluta dos 36 vereadores). A votação foi de 15 votos a favor do veto e 15 contrários. Não houve abstenções. Veja aqui como votaram os vereadores e as vereadoras.

Fonte: Portal da CMPA.