sexta-feira, 13 de março de 2015

Mulheres da comunidade são homenageadas na Câmara

Foto Vicente Carcuchinski/CMPA 
A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na tarde desta sexta-feira (13/3), uma homenagem a quatro mulheres que estão envolvidas em políticas públicas em defesa da mulher gaúcha, proposta pelas vereadoras Jussara Cony (PCdoB), Lourdes Sprenger (PMDB), Sofia Cavedon (PT) e Mônica Leal (PP). O evento ocorreu no saguão do Plenário Otávio Rocha e fez parte da programação da Semana da Mulher promovida pelo Legislativo da Capital.

Sofia Cavedon homenageou a professora Marilena Ruschel da Cunha, fundadora do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). Afirmou que a trajetória dela envolve a construção de uma cidade mais humana e com mais políticas públicas em benefício da educação. "Marilena possui uma profunda consciência política sobre a educação emancipatória e sobre a força sindical, e o seu trabalho em prol dos cidadãos de Porto Alegre sempre foi dedicado e bem-sucedido", disse a vereadora, destacando que é preciso reconhecer o trabalho das mulheres que dedicam suas vidas para a promoção de benefícios sociais.

A homenageada de Sofia

Foto Vicente Carcuchinski/CMPA 
Marilena Ruschel da Cunha - Professora municipal e orientadora educacional aposentada desde setembro de 1989. Participou da fundação da Ampa, hoje Sindicato dos Municipários (Simpa), no qual integrou o Conselho Fiscal e a diretoria. Marilena também integrou o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Fiscal e o Conselho Administrativo do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa).

Também receberam a homenagem Carmen Lopes, Maria Helena Sartori e Nadine Anflor.

Leia a íntegra da matéria no Portal da CMPA

Veja também:
Mulheres cientistas da Ufrgs são homenageadas em exposição

Foto Cassiana Martins/CMPA
Sofia Cavedon também prestigiou a inauguração da exposição de fotografias Ciência, Substantivo Feminino, de Ana Taís Portanova, que pode ser visitada até 27 de março na Galeria Clébio Sória, térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra, da pesquisadora e professora de Fotografia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Ufrgs, reúne retratos em preto e branco de 17 das cientistas da universidade que alcançaram o topo de suas carreiras (nível PQ 1A do CNPq).

Foto Cassiana Martins/CMPA
O objetivo da exposição é, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, dar maior visibilidade à presença da mulher na ciência e também fornecer modelos para as jovens pesquisadoras. A mostra pode ser visitada das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras, na Avenida Loureiro da Silva, 255, com entrada franca. Informações na Seção de Memorial da Câmara: (51) 3220-4318.

Fonte: Portal da CMPA.