terça-feira, 17 de março de 2015

Plano Municipal de Educação será debatido em Pré- congresso

24 de março – terça-feira - último dia para a entrega de emendas

Nos dias 27 e 28 de março (sexta-feira e sábado), a capital gaúcha estará debatendo o Plano Municipal de Educação (PME) que será realizado no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal (Av. Loureiro da Silva, 255). O evento é preparatório para o Congresso Municipal de Educação, marcado para os dias 10 e 11 de abril, e deverá reunir centenas de participantes.

A vereadora Sofia Cavedon (PT), integrante da Comissão de Educação, Esporte, Cultura e Juventude (Cece) da Câmara de Porto Alegre, e delegada no encontro, lembra que o PME ficou quase 10 anos engavetado e há dois anos que voltou a pauta, “vamos apresentar emendas, debater e encaminhar para que finalmente o novo Plano Municipal de Educação saia do papel”, salientou a parlamentar.

Pré- congresso

A abertura do evento será sexta-feira, 27, às 19h. No sábado, 28, a partir das 8h30, serão realizadas as mesas temáticas, que trabalharão nos eixos:

- Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade,
- Organização e Regulação da Educação Nacional,
- Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação,
- Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar,
- Formação e Valorização dos Profissionais da Educação,
- Financiamento da Educação e Controle Social e Justiça Social,
- Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Em novembro de 2014 algumas entidades solicitaram mais tempo para apresentarem propostas ao texto final. O prazo máximo para o recebimento de emendas será o dia 24 de março. As emendas serão debatidas no pré-congresso. Aquelas que tiverem mais de 70% de aprovação estarão no texto final. Aquelas que tiverem menos de 30%, serão excluídas. Já as com 31% e 70% de aceitação, serão discutidas no congresso.

Informações: (51) 3289-1788

Fonte: Portal da Smed.