terça-feira, 10 de março de 2015

Sofia, Entidades, Moradores e Governo visitam a Casa da Estrela

Foto Marta Resing
Unir a preservação da Casa da Estrela, localizada no bairro Petrópolis, com uma sede para a Agapan tem sido articulada pela vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) junto ao Governo Municipal e as entidades que defendem a preservação do patrimônio histórico e cultural do bairro.

Foto Marta Resing
Nesta terça-feira (10/3), Sofia, representantes da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan); da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (Chico Lisboa); da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc) e do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc); do gabinete do Vice-Prefeito; do Proteja Petrópolis e moradores vizinhos da Casa da Estrela, visitaram o local para verificar a atual situação do imóvel que poderá ser a futura sede da Agapan.

Foto Marta Resing
A iniciativa foi da Vereadora, que desde 2008 luta pela preservação do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do município e desde 2011, após a sede da Agapan ser destruída (Saiba mais), envolvida na busca de um local para a instalação permanente da entidade ambientalista, que há mais de 40 anos atua no Estado.

O presidente da Agapan, Alfredo Gui Ferreira, informou que irá discutir com o Conselho da entidade, mas destacou que o local é muito bom e que, se concretizada a ideia, “a Agapan, após anos de sedes provisórias, poderá ter uma bela casa”.

Foto Marta Resing
A Casa da Estrela, que já foi ameaçada de demolição, hoje está preservada pela Prefeitura. Localizada na Rua Camerino, número 34, o local esteve até recentemente sob os cuidados da Câmara Rio-Grandense do Livro, que devolveu para o Executivo Municipal, pois não obteve financiamento para a sua restauração.

Conforme Sofia, a ideia é aproveitar o projeto realizado pela Câmara do Livro.“A partir do reconhecimento do local que realizamos hoje, as entidades agora irão avaliar as propostas debatidas nesta manhã e, em seguida, marcaremos uma reunião para avançarmos nessas propostas, como o projeto de restauro da Casa da Estrela para sede da Agapan”.

Veja também: 
Casa da Estrela poderá ser a nova sede da Agapan