sábado, 25 de abril de 2015

Congresso finaliza o Plano Municipal de Educação

Foto Divulgação Sofia Cavedon
Fazemos por honrar a trajetória de Porto Alegre na educação e a luta dos trabalhadores é trabalhadoras por este direito! É a finalização da Conferência Municipal que constrói o Plano Municipal de Educação.  Sofia Cavedon

Documento balizará a política do setor na Capital nos próximos 10 anos

A vereadora Sofia Cavedon (PT), integrante da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, participou nesta sexta-feira, 24, e sábado, 25, do Congresso Municipal de Educação, que ocorreu no Colégio Marista Rosário.

Quatrocentos delegados credenciados indicados por instituições, organizações e associações de Porto Alegre participaram do encontro que teve como objetivo concluir as discussões sobre o Plano Municipal de Educação (PME), que balizará a política educacional do município nos próximos 10 anos.

Finalizado, o texto agora seguirá para apreciação do Conselho Municipal de Educação (CME), e enviado ao Gabinete do Prefeito. Após, será encaminhado à Câmara Municipal. O projeto de lei retorna ao Paço, quando deverá ser sancionado e publicado no Diário Oficial.

O PME vem sendo discutido desde 2013. Em setembro do ano passado, foi lançado o texto-base, que passou a receber emendas. Entre 2014 e abril deste ano, foram realizados vários encontros sobre o tema, buscando adequar o documento ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Integraram a pauta de debates os assuntos: gestão democrática dos sistemas de ensino e regime de colaboração no município de Porto Alegre; garantia do direito à educação básica; acesso e ampliação do ensino superior; educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; valorização dos trabalhadores em educação e financiamento da educação.

Fonte: Portal da Smed/PoA

Veja também:
Sofia participa do Pré-congresso Municipal de Educação da Capital