quinta-feira, 23 de abril de 2015

Sofia irá homenagear a Fundação Ecarta

Foi aprovada na sessão plenária desta quinta-feira (23/4) a homenagem aos 10 anos da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta, proposta pela vereadora Sofia Cavedon (PT). A sessão solene de entrega da Comenda Porto do Sol será na próxima terça-feira – 28 de abril, às 19h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).

Conforme a vereadora, a homenagem à entidade tem com o objetivo o de fortalecer a luta pela educação, através da valorização dos trabalhadores da área e da interlocução da educação com a cultura. “Uma das ações mais importantes da Fundação é a ampliação do capital cultural dos e das professoras”, destaca ela.

Ligada ao Sinpro/RS a Fundação Ecarta tem como prioridade os professores das instituições privadas, mas tornou-se um Centro Cultural para Porto Alegre e região, salienta Sofia.

A Fundação desenvolve projetos culturais como o Ecarta Musical, que valoriza os músicos e a produção musical do RS; a Galeria Ecarta, que se ocupa especialmente com a valorização da arte contemporânea no Estado; o Conversa de Professor, que propõe a discussão de temas específicos de diferentes áreas do conhecimento; o Núcleo Cultural do Vinho, no qual são realizados cursos, palestras e encontros, com o objetivo de conhecer, discutir e divulgar a geografia, a produção, as características e as peculiaridades do vinho, e o projeto Cultura Doadora, voltado para a comunidade escolar, visando ao esclarecimento e à sensibilização de professores e estudantes para a importância da doação de órgãos e tecidos.

Localizada na Av. João Pessoa, 943, a Ecarta foi fundada no dia 29 de abril de 2005.

Visite o Site da Fundação Ecarta.