quarta-feira, 20 de maio de 2015

Greve dos Municipários da capital continua nesta quinta

Foto Atempa
A categoria municipária de Porto Alegre entrou em greve nesta quarta-feira (20/5) após rejeitar a proposta de reajuste da prefeitura, de atualizar a inflação, de 8,17%, em parcelas até maio de 2016. Os municipários exigem um aumento salarial de 20% (8,17% de inflação, 9,44% de reposições atrasadas e cerca de 2% de ganho real).

Eles também exigem o fim do Efeito Cascata, com o envio de um projeto à Câmara para barrar a emenda constitucional que questiona as gratificações. “A Prefeitura fez um projeto corrigindo isso com o abono, mas não é o que queremos”, afirma a direção do Sindicato dos Municipários (Simpa).

Foto Alexandre Miguel
Segundo a vereadora Sofia Cavedon (PT), que apoia o movimento, a greve não é uma intransigência, uma irresponsabilidade por parte da categoria. "Lamentavelmente, ela é resultado de opções políticas que não valorizam o conjunto dos municipários. Municipários da capital, modestamente, sobre o tema do efeito cascata, não quer perder nenhum centavo; a categoria não quer ganhar nenhum centavo a mais, apenas não quer perder nenhum centavo! E não é possível que nesse impasse o governo municipal não entenda que um gesto político fundamental é retirar esse projeto do abono e dialogar com a categoria; não acredito que o Executivo entenda que é tão importante poupar recursos no futuro, a médio e longo prazo, em cima da carreira dos municipários, em cima de um problema criado pelo Ministério Público, jogando a categoria numa greve e prejudicando a cidade de Porto Alegre. Este é o primeiro apelo: Sr. Prefeito, sinalize, retire o projeto e dialogue".

Foto Atempa
Primeiro dia de greve com 95% de adesão da SMED

Conforme a Atempa a rede municipal de ensino amanheceu com 95% das escolas fechadas. Serviços de saúde, coleta de lixo, guarda municipal água e esgoto também foram interrompidos.

A luta dos municipários continua nesta quinta-feira (21), a partir das 7h em frente ao centro administrativo. Na sexta-feira (22), Assembleia Geral às 14h, no Centro de Eventos do Parque Harmonia.

Com informações dos Portais da Atempa, Sul21 e Correio do Povo.