segunda-feira, 18 de maio de 2015

Aprovada: Procuradoria da Mulher na Câmara da Capital é realidade

Foto Leonardo Contursi/CMPA
O projeto de resolução que cria na Câmara Municipal de Porto Alegre a Procuradoria Especial da Mulher, de iniciativa da vereadora Sofia Cavedon (PT) foi aprovado por unanimidade, na sessão plenária desta segunda-feira (18/5) da Casa Legislativa da capital.

A instalação Procuradoria da Mulher na Câmara será marcada para breve.

Arte Marta Resing
Sofia lembra que o órgão já existe em várias Câmaras Municipais do país, em especial, nas capitais. “Nossa ideia é que as Câmaras gaúchas somem forças junto à luta nacional contra a violência sofrida diariamente pela mulher e pela implementação de instrumentos capazes de servir de apoio e de enfrentamento a essa violência e na luta do movimento de empoderamento das mulheres, como a Reforma + Mulheres na Política”.

Foto Leonardo Contursi/CMPA
A Procuradoria da Mulher da Câmara terá como missão zelar, fiscalizar, controlar e incentivar os direitos da mulher, criando mecanismos de empoderamento, especialmente, em situações de desigualdade de gênero.

O órgão irá cooperar com organismos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados a implementação de políticas públicas para as mulheres, além de promover cursos, pesquisas, seminários e palestras sobre a violência e discriminação contra a mulher.
Discutirá também o papel da mulher na política, uma vez que há déficit de representação delas no meio político, destaca Sofia.

Campanha Nacional Reforma + Mulheres na Política

Na próxima segunda-feira, 25 de maio, será lançada no RS a campanha da ONU Mais Mulheres na Política, que está sendo divulgada no Brasil, com a presença da titular da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, senadora Vanessa Gazziotin (PCdoB), da deputada federal Maria do Rosário (PT) e da senadora Ana Amélia Lemos (PP), que estão à frente da campanha.

Também haverá a apresentação da Procuradoria da Mulher na AL/RS, aprovada recentemente.

Acesse aqui o projeto de Sofia Cavedon.