sexta-feira, 15 de maio de 2015

Projeto de Lei fortalece a Vigilância em Saúde

Foto Divulgação Sofia Cavedon
A vereadora Sofia Cavedon (PT) apresentou esta semana, para a equipe de Vigilância em Saúde da Prefeitura, o seu projeto de Lei que garante o plantão 24h para a vigilância epidemiológica, de forma permanente. Na semana que passou a vereadora havia apresentando a proposta ao Titular da Pasta da Saúde em Porto Alegre.

A vereadora explica a proposta, pois, para além do trabalho diário de segunda a sexta-feira, a equipe da Vigilância das Doenças Transmissíveis presta suporte técnico durante as 24 horas (atendimento telefônico-celular) e orienta medidas urgentes de prevenção a serem tomadas pelos profissionais dos serviços de pronto atendimento, urgências hospitalares, Unidades de Terapia Intensiva de hospitais e consultórios privados.

Também é de competência dessa equipe, ressalta a vereadora, monitorar e avaliar situações de riscos potenciais à saúde dos porto-alegrenses que sejam observadas no panorama estadual, nacional ou internacional (agravos inusitados e/ou emergentes) bem como identificar eventuais alterações no comportamento de doenças endêmicas.

Leia aqui a íntegra do projeto de lei.