sexta-feira, 19 de junho de 2015

Comissão de Educação do Parlamento Metropolitano abre trabalhos

Foto Guilherme Almeida/CMPA
Na quarta-feira (17/6), foi realizada a primeira reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Parlamento Metropolitano, presidida pela vereadora Jussara Cony (PCdoB) e que tem a vereadora Sofia Cavedon (PT) como vice-presidenta.

A abertura 

Na primeira reunião, que teve a abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da Câmara, Mauro Pinheiro (PT), a vereadora Jussara apresentou as linhas gerais do trabalho que será realizado à frente da Comissão, destacando a importância da educação para o desenvolvimento das cidades e do país. Nesse sentido, salientou que os municípios devem agilizar a aprovação de seus planos para a área. “Em Porto Alegre, a sociedade participou de maneira bastante democrática de todo o processo que culminou na Conferência Municipal de Educação e agora estamos trabalhando para que seu conteúdo seja preservado no Plano Municipal de Educação encaminhado pelo Executivo para a análise da Câmara”, disse Jussara. “Uma vez aprovado, vamos cobrar sua aplicação”, completou.

Presente ao debate, o vereador Fábio Leal (PDT), de Eldorado do Sul, destacou a importância da educação técnica. “Com a instalação da Dell em nosso município, vimos que poderíamos ter outras empresas desse ramo, mas percebemos que temos pouca mão-de-obra na própria cidade com formação para desempenhar essas funções”, explicou. Jussara apontou que “este é um exemplo de que é possível e necessário, respeitando a vocação de cada município, aliar o desenvolvimento local ao incremento da formação técnica”.

No encontro ficou decidida a realização de reuniões mensais sempre numa sexta-feira pela manhã.

Leia a íntegra da matéria no Portal da CMPA.

Veja também:
Superintendente da Metroplan fala ao Parlamento Metropolitano