sexta-feira, 12 de junho de 2015

Projeto de Sofia será apresentado ao IAB e Conselho Municipal de Educação

A Escola Cidadã no Século 21 trata sobre a estrutura física das escolas

Dando seguimento à construção interativa do projeto de lei de iniciativa da vereadora Sofia Cavedon (PT), A Escola Cidadã no Século 21, mais dois encontros ocorrerão durante esta semana e tem como objetivo aprimorar a proposta com as escutas de todas as instituições envolvidas. “Estamos ouvindo professores e todos os segmentos da comunidade escolar, além de órgãos representativos das categorias que atuam na construção dos espaços”, destaca a vereadora.

Foto ‎Lupe Menezes
Na quarta-feira (10/6) passada Sofia apresentou o projeto ao Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS) que apresentou emendas à proposta, aprovando a ideia original.

Os novos encontros de apresentação da Escola Cidadã no Século 21 serão na próxima quarta-feira (17/6) para a direção o Instituto de Arquitetos do Brasil do RS (IAB/RS) e na quinta-feira (18/6) para o Conselho Municipal de Educação (CME) da capital.

O projeto

O projeto A Escola Cidadã no Século XXI tem sua ênfase situada no espaço escolar, em interferir concretamente na construção e na readequação das escolas, porém, sua sustentação está ancorada na sua história, nos princípios pedagógicos, na concepção de sociedade, de sujeito e de educação que procuram reafirmar e aprofundar.

Conforme a parlamentar, a retomada dos princípios de uma educação humanizadora e emancipatória não pode se furtar da incorporação dos novos desafios que se apresentam: as novas tecnologias, a pesquisa como princípio pedagógico, os estudos e pesquisas sobre as infâncias e as juventudes, a diversidade, os direitos humanos, entre tantos outros. “Este projeto é um convite à reflexão e à construção coletiva de um novo espaço físico escolar. Um espaço que traduza o pensamento pedagógico e que seja enriquecido e legitimado pelo aprofundamento e diálogo sobre os desafios do século XXI” destaca Sofia.

Conheça o projeto de lei acessando aqui.

Veja também:
- A Escola Cidadã no Século 21 - Projeto de Sofia Cavedon
‎- Sofia apresenta 'A Escola Cidadã no Século 21' ao Conselho Estadual de Educação