quinta-feira, 18 de junho de 2015

Reunião na Cultura trata de várias emendas orçamentárias de Sofia

Foto Divulgação Sofia Cavedon
Museu das Águas, Casa do Artista Riograndense, Cia de Arte e Sala Álvaro Moreira foram as pautas da reunião que a vereadora Sofia Cavedon (PT) agendou com o secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby, realizada nesta quinta-feira (18/6). Também participaram do encontro, representantes de todas as entidades e do Sindicato dos Artistas do RS (Sated/RS).

Museu das Águas (MUSA)

Foto Divulgação Sofia Cavedon
O atual objetivo da Associação do Museu das Águas (AMUSA) é a conquista de um espaço junto a Orla do Guaíba para a instalação do Museu na capital. A vereadora Sofia, por sua iniciativa, aprovou na Câmara Municipal uma Indicação ao Prefeito para que seja definida uma área entre a Usina do Gasômetro e o Pontal do Estaleiro, para a construção do prédio arquitetônico do Museu das Águas de Porto Alegre. Além disso, a direção da Amusa lembrou que existe um Protocolo de Intenções das entidades parceiras do projeto e também uma Audiência Pública que respaldam a importância do projeto para a cidade. O Secretário se comprometeu de, junto ao governo, buscar uma definição para a área.

Veja também:
Indicação para prédio do Museu das Águas foi aprovada na Câmara Municipal

Casa do Artista Rio-grandense

Foto Divulgação Sated/RS
Foi tratada no encontro a construção do Mausoléu Casa do Artista Rio-grandense, que através de emenda da vereadora Sofia, destinou recursos para a sua realização. Conforme a vereadora a construção de um Mausoléu no Cemitério São João para a Casa do Artista Rio-Grandense, visa garantir um jazigo digno para sepultamento de artistas como reconhecimento póstumo pela sua arte, preservando a memória e a cultura artística de Porto Alegre. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o processo está tramitando.

Cia de Arte

A Cia de Arte solicitou apoio devido às necessidades estruturais do prédio onde está estabelecida. Na reunião o secretário Adjunto da SMC, Vinícius Caurio, se propôs a realizar um estudo para ver a possibilidade da Prefeitura aditar o contrato com a empresa licitada, a fim de realizar a manutenção dos elevadores. Também referiu a necessidade de revisão do Termo de Cessão de Uso do prédio, que é municipal, para a Cia de Arte. Ficou marcada reunião entre a Cia de Arte e a SMC para iniciar o estudo.

Os recursos para as obras também são de iniciativa da vereadora Sofia Cavedon, que através de emenda destinou R$ 35 mil para a elaboração e execução do Plano de Prevenção de Incêndio- PPCI - do Centro Cultural da Companhia de Arte.

Sala Álvaro Moreira

Foto Cristine Rochol/PMPA
A emenda popular de 2014, destinando recursos para a reforma da cabine de luz e som da Sala Álvaro Moreira, articulada em plenário pela vereadora Sofia Cavedon, e aprovada, também foi pauta da reunião. Conforme a vereadora, a informação dada pela SMC é de que já está aberta uma licitação para contratar a empresa para as obras.