quinta-feira, 16 de julho de 2015

Conferência da Assistência Social iniciou com protesto contra a precarização das ações da FASC

Foto Divulgação SC
A vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Frente Parlamentar de Situação de Rua da Câmara Municipal de Porto alegre, participou nos dias 14 e 15, no Salão de Atos da PUCRS, da XI Conferência de Assistência Social do município.

Reunindo mais de mil pessoas, entre gestores, trabalhadores, entidades e usuários da assistência social, que avaliaram o Sistema Único de Assistência Social, o encontro abordou o tema “Pacto Republicano no Suas Rumo a 2026: O Suas que Temos e o Suas que Queremos”.

Foto Divulgação SC
Conforme Sofia, a Conferência iniciou com protesto dos trabalhadores e trabalhadoras contra a precarização das ações na FASC. “Entidades que compõem a rede de atendimento à população vulnerável fazem suas críticas à falta de transparência, de construção democrática e coletiva das políticas, dos convênios, dos recursos”, destaca a parlamentar.

Para a vereadora, a XI Conferência de Assistência Social retratou, além da precariedade, o desrespeito com o usuário. “Ouvir os usuários e ver as fotos dos equipamentos nos deixa assustados pelo tamanho dos problemas que a assistência social vive na capital”, ressaltou.

Foto Divulgação SC
As propostas aprovadas no encontro vão nortear as diretrizes do Plano Municipal de Assistência Social para os próximos dez anos. Devido ao grande número de propostas apresentadas, que excedeu o tempo hábil para análise, a votação final das deliberações ocorrerá em outra data, a ser definida.

No final do encontro, os haitianos e senegaleses, que estão acolhidos no Centro Humanístico Vida, pediram um plano de acompanhamento, trabalho e inclusão social, agradecendo o município de Porto Alegre pela receptividade.

Com informações do Portal da PMPA.