sábado, 29 de agosto de 2015

Demitidos da Carris: Sofia aguarda retorno do governo para esta semana

Foto Marta Resing
A vereadora Sofia Cavedon (PT) e a Comissão de Funcionários da Carris aguardam para esta semana o retorno do governo municipal referente a reversão da demissão dos cinco trabalhadores da empresa, solicitada ao vice-prefeito Sebastião Melo, em reunião realizada no dia 20 de agosto, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Conforme Sofia, no encontro o vice-prefeito foi solícito, se comprometendo em retornar para a Comissão dos Funcionários e vereadores e vereadoras presentes, até o final do mês.

A situação

Foto Samuel Maciel/CP
A Carris demitiu por justa causa no dia 06 de agosto cinco funcionários que participaram do bloqueio na garagem da companhia pública de ônibus de Porto Alegre no dia 03 de agosto (segunda-feira). O bloqueio foi feito em protesto contra a falta de segurança no trabalho, devido a uma sequência de assaltos aos coletivos na cidade e à paralisação da Brigada Militar e da Polícia Civil naquele dia — motivada pelo primeiro parcelamento dos salários dos servidores estaduais.

Os trabalhadores denunciam perseguição política e garantem que não podem ser demitidos ou afastados, por terem estabilidade sindical. O Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre também confirmou apoio jurídico aos funcionários da Carris, já que a entidade apoiou a paralisação da segunda-feira. Devido ao anúncio antecipado de aquartelamento dos policiais militares, ofícios já haviam sido encaminhados às empresas de ônibus e à EPTC para alertar que os motoristas e cobradores poderiam não colocar ônibus nas ruas se fosse verificada a restrição do policiamento ostensivo.