segunda-feira, 10 de agosto de 2015

EPA resiste e forma alunos nesta quinta-feira

Foto Divulgação EPA
No mês em que comemora seus 20 anos de existência, a Emef Porto Alegre (EPA), que está ameaçada de fechar, realiza a formatura de quatro estudantes nesta quinta-feira (13/08), às 16h30min, na sede da instituição (Rua Washington Luiz, 203 – Centro Histórico).

A vereadora Sofia Cavedon (PT), que acompanha e apoia a luta da comunidade escolar, informa que a Turma T6 do ensino fundamental, é composta pelos estudantes: Romildo da Silva Almeida; Anderson Leonardo F. de Souza; Lucas N. Ferreira e Ênio de Souza Rocha.

EPA no OP

Na semana que passou inúmeros representantes que lutam contra o fechamento da Escola participaram da plenária do Orçamento Participativo (OP) 2015/2016, reivindicando a permanência da EPA.

Foto Deyvid Soares/Sul21
Nosso prédio é provisório, de cimento, há 20 anos. A ideia é, já que existe um espaço que é reafirmado como democrático, que é o OP, fomos com uma demanda da própria escola”, afirma o presidente do Conselho Escolar, professor Renato Farias. Ele explica que a demanda é o fortalecimento do ensino de jovens e adultos no local, além da construção de um prédio definitivo. “Levamos estudantes e apoiadores com o objetivo de eleger delegados. A Prefeitura não nos citou, ficamos inclusive com cartazes na frente do prefeito, muitos parceiros compareceram, gente de entidades que apoiam, foram e se credenciaram em nome da escola. Mas a Prefeitura mal olhava para os estudantes”, narrou.

Renato afirma também que a comunidade teme que a insistência do poder público esteja relacionada com a valorização imobiliária do local onde a escola se encontra, no Centro da cidade, próxima ao Cais do Porto. Mesmo com a constante tensão de que a decisão judicial possa ser revertida, a EPA continua em funcionamento e comemora, neste mês, seus 20 anos de existência. Além disso, nesta semana, quatro alunos se formam no EJA na escola.

Informações da Página Facebook da EPA.