sábado, 15 de agosto de 2015

Sofia participa da 6ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

Foto Divulgação Sofia Cavedon
A vereadora Sofia Cavedon (PT), procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre, participou, desde sexta-feira (14) à noite, da 6º Conferencia Municipal de Políticas para as Mulheres que ocorreu até este sábado (15) na capital.

Em sua manifestação a parlamentar falou sobre as dificuldades das mulheres em participarem da política, “pois encontram dificuldade dentro de casa, com a divisão sexual do trabalho doméstico, o machismo e a dificuldade de negociação da sua participação nos espaços públicos. A participação das mulheres deve ser para fazer a diferença, para incidir na política”, afirmou a Procuradora da Mulher.

Foto Divulgação Sofia Cavedon
Sofia destaca que a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Porto Alegre apresentou a Moção A terceirização retira direitos e penaliza as mulheres em Porto Alegre,  tirada na Plenária Livre realizada na quinta-feira (13/8) para que a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher delibere na forma regimental as seguintes ações:

- Que a prefeitura de Porto Alegre utilize todos os instrumentos que detém para garantir todos os direitos das trabalhadoras terceirizadas, condições dignas de trabalho, (espaço e proteção) seja na tomada do serviço, seja na fiscalização da execução dos contratos.
- Que os direitos específicos das mulheres como a licença gestante, condições de amamentação, pré-natal, integridade moral e física, proteção individual segurança para realização do trabalho sejam explicitadas nos editais e fiscalizadas com rigor na execução.
- Que a prefeitura se abstenha de contratar serviços de atividades fim, realizando concurso público e provendo os cargos vagos e reduza progressivamente a terceirização nos demais serviços.
- Que as mesmas deliberações sejam encaminhadas à Conferência Estadual e Nacional dos Direitos das Mulheres

Veja aqui a íntegra da Moção.

Abertura 

Foto Luciano Lanes/PMPA
A abertura da 6ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres ocorreu na sexta-feira, 14, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. A conferência tem como objetivo o fortalecimento da Política Nacional para as Mulheres.

Conforme a secretária adjunta da Mulher, Waleska Vasconcellos, o desafio principal do evento foi o de traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam efetivas nas 27 unidades da federação e nos 5.570 municípios do país.

A conferência debateu, ainda, os três temas: sistema político com participação das mulheres e igualdade; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; e contribuição dos conselhos de direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da Igualdade de direitos e oportunidades, apresentado pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Vera Daisy Barcellos.

O encontro também contou com a presença da vice-ministra da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, Linda Goulart.

Com informações do Portal da PMPA.

Leia também:
Mulheres trabalham em condições precárias no serviço terceirizado
Mulheres protestam contra a violência doméstica em conferência na Capital