sexta-feira, 4 de setembro de 2015

21º Grito dos Excluídos: Vida em Primeiro Lugar no dia 07 de Setembro

"Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?"

O 21º Grito quer ajudar a empoderar e ampliar os clamores do povo que luta por seus direitos.

Nesta segunda-feira - 7 de setembro – a partir das 09h, em Porto Alegre, o 21º Grito dos Excluídos: Vida em Primeiro Lugar inicia com a concentração na Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 155 (em frente ao CTG da Azenha-  próximo a Rótula das Cuias), onde haverá abertura e mística do ato. Após, interação com o povo do Acampamento Farroupilha e do desfile militar. Depois do desfile, em torno de 11 horas, ocorrerá a Marcha até a Usina do Gasômetro, onde será o encerramento.

A partir do meio-dia haverá um ato em defesa da democracia e dos direitos sociais do Grito dos Excluídos no Galpão Estrela Gaudéria, que também inaugurará as suas atividades no Acampamento Farroupilha.

Grito dos Excluídos

O Grito dos Excluídos é organizado pela Central dos Movimentos Sociais – CMS e ocorre no 7 de setembro em todo o país

A atividade tem como objetivo geral “valorizar a vida e anunciar a esperança de um mundo melhor, construindo ações a fim de fortalecer e mobilizar pessoas para atuar nas lutas populares e denunciar as injustiças e os males causados pelo modelo econômico neoliberal e excludente, ocupando ruas e praças por liberdade e direitos”.

O 1º Grito dos Excluídos aconteceu em 1995, motivado pelo tema da Campanha da Fraternidade daquele ano. a Fraternidade e os Excluídos. Resultado de um processo e compromissos coletivos, o movimento é hoje uma manifestação popular carregada de simbolismo.

Desde 1999, a atividade rompeu fronteiras e acontece também em outros países das Américas.

Com informações do Portal da CUT-RS

Compartilhe o evento no facebook.