segunda-feira, 14 de setembro de 2015

4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres

Primavera do Direito ao Corpo e à Vida das Mulheres

A Marcha Mundial das Mulheres realiza no próximo final de semana - dias 26, 27 e 28 de setembro -, em Santana do Livramento/ RS, a sua 4ª Ação Internacional, lançada no 08 de março e que irá até o dia 17 de outubro de 2015.

A vereadora Sofia Cavedon (PT), procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Porto Alegre, participará do encontro. No sábado (26), às 19h, Sofia estará no Colóquio de Parlamentares presentes ao encontro, que abordarão os temas: Atuação no Parlamento para romper com o conservadorismo e de afirmação do Estado Laico, e Legislar para a promoção da autonomia do corpo e da vida das mulheres. A conversa será no Teatro Municipal "15 de Febrero" (Rivera/Uruguay).

Com esta Ação muita coisa vai mudar

Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres” é o eixo que movimenta a 4ª Ação internacional que tem como objetivo fortalecer a defesa dos “territórios das mulheres”, que são compostos, como destacam,  por nossos corpos, pelo lugar onde vivemos, trabalhamos e desenvolvemos nossas lutas, nossas relações comunitárias e nossa história.

Mulheres de 96 países onde o movimento está presente sairão às ruas para denunciar as causas que oprimem e discriminam mulheres em todo o mundo. Ao mesmo tempo, um amplo processo de formação política feminista será realizado para identificar as ameaças que as mulheres sofrem em cada região do planeta, e também para construir de forma coletiva as nossas práticas e propostas para construir um mundo baseado na igualdade, liberdade, justiça, paz e solidariedade.

No Brasil, diferente de outros momentos em que as mulheres de todo o país se reuniram em uma ação comum, a Ação de 2015 será um processo enraizado em âmbito local. Vamos realizar atividades descentralizadas, para visibilizar as lutas que nós mulheres realizamos em nossos territórios, nossas resistências e nossas práticas que constroem novos paradigmas.

Informações, Inscrições e Programação no Blog da Marcha Mundial das Mulheres do RS.