sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Agapan e a Casa da Estrela

Foto Marta Resing
Avançam as negociações para que a Casa da Estrela, localizada no bairro Petrópolis, seja a sede definitiva da Agapan.

Durante a semana ocorreram duas reuniões, acompanhadas pelo mandato da vereadora Sofia Cavedon (PT), que definem os encaminhamentos para a reforma do local, que já nesta segunda-feira (28), receberá uma visita técnica de engenheiros da Smov.

Foto Alexandre Böer
Na reunião com a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre do Ministério Público, Dra. Annelise Steigleder, realizada no dia 24/9, onde foi tratada as definições a respeito da forma como será promovido o restauro da Casa da Estrela, a vereadora Sofia Cavedon lembrou que um instrumento muito importante que poderia ser utilizado são os índices construtivos ociosos, e pede que essa alternativa seja considerada pela  Prefeitura

No mesmo encontro, Patrícia Vieira, moradora vizinha da Casa da Estrela, relatou que vem se envolvendo com a proteção da casa desde 2009, salientando que o local foi cercado em razão de movimentação dos vizinhos. A poda das árvores foi viabilizada também com esforços da vizinhança. Salienta que a preservação envolve questões ligadas à salubridade e à segurança da comunidade. Sugere que sejam realizadas ações na casa, buscando dar-lhe “vida” e demonstrando sua importância para a cidade. “Hoje o maior cuidado dos moradores é evitar a invasão, pois não há mais um guarda zelando por ela”, salienta Patrícia.

Foto PMPA
Já no encontro desta sexta-feira (25) com o vice-prefeito Sebastião Melo forma definidos vários encaminhamentos como a inclusão do Projeto EVU doado pela Câmara Riograndense do Livro, agilização do trâmite do processo no Executivo Municipal e restauração parcial a ser realizada pela Prefeitura, através da Smov.

Saiba mais sobre a Casa da Estrela.

Leia aqui a Ata da Reunião no MP/RS