sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A Escola Cidadã no Século 21 é debatida em Seminário Internacional

Foto Marta Resing
Iniciou nesta sexta-feira (02/10) o Seminário Internacional: A Escola Cidadã no Século 21, que acontece em Porto Alegre até este sábado (03), na Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro debate a Educação como direito, Qual o currículo para o século 21 e as Dimensões que desafiam a educação contemporânea: ciência, trabalho, cultura, tecnologia e o espaço escolar.

Na abertura do evento a vereadora Sofia Cavedon (PT), promotora do encontro, disse “ao ousar mobilizar, desde o parlamento, o debate e o encontro com a disposição da revisitação e atualização do projeto que chamamos Escola Cidadã, damo-nos conta do quanto acreditamos no caminho apontado por seus princípios construídos coletivamente com a Rede Municipal de Ensino”.

Foto Marta Resing
Sofia afirmou “sabíamos desde sempre que a transformação da escola ou é permanente ou não existe. Que este seminário seja como uma “ágora” de encontro dos sonhadores e das sonhadoras de uma escola de qualidade com e para todos e todas, para que voltemos a sonhar juntos e construir os “inéditos viáveis” de outra escola para outro mundo possível!”, finalizou a parlamentar.

Palestrantes

Foto Marta Resing
Após a abertura o Seminário começou debatendo A Educação como direito com a participação na Mesa do economista Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo; da Profª Drª Nalu Farenzena, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS; e da Profª e Vereadora Sofia Cavedon.

 Bernd Fichtner no Sábado

No sábado o encontro recebe Bernd Fichtner da Universidade de Siegen – Alemanha com a realização de duas Mesas:

8h30min às 12h - Mesa 2 – Qual o currículo para o século 21?
Profª Drª Andréa Fetzner – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO
Prof Dr Bernd Fichtner – Universidade de Siegen – Alemanha
Profª Drª Maria Teresa Esteban – Universidade Federal Fluminense/ UFF

13h30 às 17h – Mesa 3 – Dimensões que desafiam a educação contemporânea: ciência, trabalho, cultura, tecnologia e o espaço escolar
Profª Drª Maria Benites – Universidade de Siegen – Alemanha
Prof Dr Jose Clovis de Azevedo – Centro Universitário Metodista/ IPA
Profª Drª Regina Scherer – Professora da Rede Municipal e ex-presidente do CME/POA