quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Sofia fala para estudantes do Parlamento Jovem

Foto Guilherme Almeida/CMPA
Nesta quarta-feira (21/10), o Parlamento Jovem voltou a se reunir na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Os 24 alunos de seis escolas da Capital, escolhidos para integrar o Parlamento Jovem, conversaram com a vereadora Sofia Cavedon (PT), que fez uma explanação sobre como funcionam as instituições dentro do regime democrático. Sofia falou sobre a desigualdade social que existe no Brasil, e estimulou os alunos a se interessarem mais pela política. “Para mudar as coisas que estão erradas no País, é preciso que vocês continuem participando da nossa democracia, que ainda é muito jovem”, ressaltou a vereadora.

Sofia disse que é necessário que os três pilares do estado – orçamento, leis e a força policial – tenham o controle social e público para que a democracia seja aprimorada com a efetiva participação popular.

Foto Guilherme Almeida/CMPA
Os estudantes ouviram também um relato sobre funcionamento da Câmara feito pelo diretor legislativo, Luiz Afonso de Melo Peres. “Entre as funções do Parlamento, estão a elaboração de leis, que vocês conhecerão mais de perto, mas também a fiscalização das ações do Poder Executivo e a mediação entre a população e as autoridades”, explicou.

Peres detalhou, ainda, como se dá a feitura das leis. “Tudo começa com um projeto de lei protocolado pelo parlamentar, que é o representante político da sociedade. Essa proposta é então analisada pelas comissões antes de ser levada à votação no plenário da Casa.”

Votação e encerramento

O próximo encontro será no dia 10 de novembro, quando haverá uma sessão no plenário Otávio Rocha para a votação dos projetos elaborados nas quatro comissões, com apresentação dos resultados por um relator de cada grupo. As propostas apresentadas também serão encaminhadas, futuramente, à Prefeitura e aos órgãos competentes.

A data também marca o encerramento das atividades do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Porto Alegre, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) que envolve estudantes do terceiro ciclo de seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs): Chapéu do Sol, Governador Ildo Meneghetti, Professor Larry José Ribeiro Alves, Mario Quintana, São Pedro e Victor Issler.

Com informações do Portal da CMPA.