quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Associação Amigos do Circo é declarada de utilidade pública

Foto Marta Resing
A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (18/11) projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação Gaúcha Amigos do Circo. A proposta tem a autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT).

Conforme o projeto, a Associação Gaúcha Amigos do Circo foi fundada em 23 de outubro de 2003 e tem por finalidade difundir, estimular, documentar e desenvolver a arte circense, por meio da criação e da manutenção de cursos e oficinas em sua escola de circo, contribuindo para o desenvolvimento cultural e educacional da arte circense.

Além de manter em funcionamento regular a escola de circo com oficinas gratuitas, vários projetos foram criados, beneficiando também a população vulnerável, dentre os quais se destaca o projeto social “O Circo é Nosso”, criado em 2004, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que atendeu a jovens em situação de risco.

Foto Marta Resing
Outro projeto, denominado “Circo para Todos”, criado em 2007, tem beneficiado a comunidade circense em geral, oferecendo oficinas em nível avançado e oficinas para crianças e adolescentes da comunidade da Vila Bom Jesus, onde a associação está estabelecida. Todas as oficinas são gratuitas, como são gratuitas as apresentações feitas para a comunidade.

Segundo a vereadora proponente, o auspicioso resultado apresentado pela Associação Gaúcha Amigos do Circo, em colaboração com o Circo Girassol, é definido pelos números. Atualmente, aproximadamente 90% dos circenses gaúchos fizeram sua formação ou aperfeiçoaram suas técnicas nesses cursos e oficinas oferecidos pela escola de circo. "Os níveis de envolvimento das crianças, dos adolescentes e da comunidade em geral apontam para a qualidade e para a importância social desse trabalho, que, nesse período, tem atingido um número considerável de beneficiários, direta e indiretamente", disse.

Fonte: Portal da CMPA.