sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Semana da Consciência Negra da Câmara já está aberta

Foto Josiele Silva/CMPA
A 31ª Semana de Consciência Negra e Ação Antirracismo (Secon) foi aberta oficialmente, nesta sexta-feira (13/11), na Câmara Municipal de Porto Alegre, e segue até o dia 20 de novembro, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O tema central desta edição é “Os Griôs na Preservação da Cultura Negra”.

A solenidade de abertura contou com a presença de jovens estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Martins Costa Jr, embalados ao som das apresentações de danças típicas africanas do grupo afro Studio Oriente Brasil.

Para a coordenadora da 31ª Secon, Margarete Trindade, a referida semana é fundamental para o fortalecimento da cultura afro. “Queremos a valorização do povo negro. Somos iguais a todas pessoas. A nossa ideia é conscientizar o poder público para o fomento de mais políticas públicas para o povo negro em nossa Capital”, referenciou Margarete.

Foto Josiele Silva/CMPA
Em sua manifestação a vereadora Sofia Cavedon (PT) esclareceu que o país que teve o maior tempo de escravização de negros no mundo, com quase 400 anos, foi o Brasil. “Queremos que a Câmara fortaleça a luta pelo povo negro que sofre discriminação há muitos séculos na história. Um povo que viveu sem direitos de receber pelo seu trabalho, que teve seu direito à liberdade violado, é preciso ser valorizado. A nossa intenção agora é construir mais políticas que reparem essa situação”, finalizou.

Com informações do Portal da CMPA.

Leia também:
Votação de feriado da Consciência Negra será nesta segunda-feira