quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015 - Mandato Sofia Cavedon/PT

Foto Leonardo Contursi/CMPA
Educação, igualdade de gênero, cultura, criança e adolescente, meio ambiente, política, consciência negra, municipários, situação rua, orçamento 2016, comunidades e homenagens. 

Estas foram às principais temáticas que o mandato da vereadora Sofia Cavedon (PT) atuou em 2015. Abaixo um breve relato das ações e projetos desenvolvidos na área.

Em 2016, Sofia Cavedon será a líder da Bancada do PT na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Retrospectiva 2015

Projetos – Sofia Cavedon em 2015 apresentou na Câmara Municipal os seguintes projetos de lei:

Arte Marta Resing
- Escola Cidadã no Século 21
- Criação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal
- Prestação de contas das ações e dos programas da prefeitura, relacionados à proteção de mulheres e de crianças vítimas de violência
- Royalties para a Educação
- Gratuidade nos estacionamentos de Hospitais
- Gratuidade nos estacionamentos de estabelecimentos comerciais
- Alimentação Saudável nos bares e cantinas nos hospitais da Capital
- Fortalecimento da Vigilância Sanitária Municipal
- Mostra de Fomento ao Livro e à Leitura da Câmara Municipal
- Indicação para imediata contratação das terceirizadas da Rede Municipal de Ensino
- Indicação de definição de área na Orla do Guaíba para a construção do Museu das Águas de Porto Alegre.

Com a Bancada: Ficha Limpa para a Câmara Municipal de Porto Alegre 

Educação – A realização do Seminário Internacional A Escola Cidadã no Século 21 e a apresentação do projeto de lei A Escola Cidadã no Século 21, de iniciativa de Sofia, que está sendo construído coletivamente com os segmentos envolvidos, como as comunidades escolares e IAB, foram culminantes nesta área.

Foto Vicente Carcuchinski/CMPA 
Mas tem mais: a luta pela aplicação da Emenda 09 – R$ 2,5 milhões para a Educação Infantil conveniada; a resistência da EPA contra o fechamento da escola; as conquistas na ComCreches como o destino dos recursos devolvidos pela Câmara para o Funcriança; o aulão do Enem no Araújo Vianna; apoio a Univales; o polêmico Plano Municipal de Educação e o retorno do diálogo com as universidades para a abertura de curso de Pedagogia para a Educação Popular na Ufrgs e Uergs.

Arte Marta Resing
Igualdade de Gênero – Por iniciativa da Vereadora, a Câmara Municipal de Porto Alegre criou e instituiu a Procuradoria Especial da Mulher. Sofia também participou e apoiou das ações desenvolvidas no ano inteiro contra a violência sobre a mulher. A Procuradoria vem realizando mutirões pela cidade, acolhendo demandas, sugestões e denuncias.

Arte Marta Resing
CulturaSerenatas pela Cultura marcou o ano na capital. O projeto, de iniciativa da vereadora Sofia, conta com o apoio do Sindicato dos Artistas do RS (Sated/RS), da Contexto – Agência de Artistas e da Cia de Arte. Tem o objetivo sensibilizar a população e gestores sobre a importância de manter os espaços culturais da cidade.

O mandato também foi atuante na defesa da Lei do Artista de Rua e comemorou a inauguração do Varandão Cultural, conquistado através de uma emenda ao Orçamento de autoria da vereadora.

Meio Ambiente/Cidade – Em defesa da Orla do Guaíba, do Cais Mauá; na luta por uma sede para a Agapan; apoiando a criação do Museu das Águas e contra a venda da Fundação Zoobotânica do RS e o cercamento da Redenção.

Política – O mandato esteve junto na instalação da Frente Brasil Popular; em defesa da Democracia e da reforma política; contra a terceirização e a redução da maioridade penal.

Arte Marta Resing
Situação Rua – Sofia propôs e presidiu a Frente Parlamentar de Situação Rua que discutiu o Plano de Atendimento da Prefeitura e visitou equipamentos existentes na cidade.

Municipários – Ao lado da categoria, a vereadora lutou pela aprovação do projeto de lei Efeito Cascata. Sofia também solicitou ao TCE uma auditoria nas contas da Carris.

Orçamento 2016 - Sofia apresentou emendas ao Orçamento que vão desde o incentivo a Economia Solidária, a revitalização de espaços públicos, à Cultura, Meio Ambiente e Educação. Veja aqui as aprovadas.

Comunidades – O mandato esteve presente na cidade lutando, junto com as comunidades, por melhorias, regularização fundiária e outras tantas lutas. Entre elas estão o Morro Santa Teresa; Praça João Paulo I; Vila Santa Rosa; Vila Gaúcha, Comunidade Hospital, Mário Quintana, Vila Ecológica, Recanto dos Gaudérios, São Vicente Mártir, Morro da Cruz, Humaitá.

Homenagens – Este ano o mandato da vereadora Sofia Cavedon homenageou a Fundação Ecarta e os 100 anos do Instituto Murialdo.

Acompanhe o mandato pelo Blog da Sofia.

Informe: estamos em recesso no mês de janeiro. A newsletter Nossas Escolhas retornará na primeira semana de fevereiro.