segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

15 anos depois Porto Alegre sedia a edição especial do Fórum Social Mundial

Foto Guilherme Santos/Sul21
Quinze anos depois Porto Alegre sediou a edição especial do Fórum Social Temático (FST) que discutiu se outro mundo ainda é possível.

O encontro foi de 19 a 23 de janeiro em vários pontos da capital. Oded Grajew, o idealizador do  Fórum Social Mundial em 2000, esteve reunido com nomes que fizeram a história do Fórum. Desde os petistas Tarso Genro e Olívio Dutra – respectivamente prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul na época – a pensadores como Boaventura de Sousa Santos. Além deles, somaram-se ainda ministros do governo federal, ativistas e representantes de movimentos sociais de diversos países.

Foto Guilherme Santos/Sul21
O Fórum Social Temático começou com sua tradicional Marcha de Abertura que reuniu cerca de 10 mil participantes. Este ano, o evento trouxe o lema: “Paz, Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta

Saiba mais sobre o Fórum Social Temático/2016 - FSMPoA+15

Assembleia dos movimentos sociais propõe luta global contra retrocessos civilizatórios do capitalismo
Foto Guilherme Santos/Sul21

Por Marco Weissheimer/Sul21

Um conjunto de dezenas de organizações aprovou na manhã de sábado (23), em assembleia realizada no auditório Araújo Vianna, uma carta de compromissos dos movimentos sociais, no encerramento do Fórum Social Temático Porto Alegre.

A Carta do Fórum Social Temático 2016 aponta que o atual momento político e econômico no mundo exige unidade e disposição de luta para evitar retrocessos civilizatórios.

Continue lendo...

Foto Ayrton Centeno/Sul21
Veja também:
Especial FSM – 2001: O ano em que o Sul descobriu que um mundo novo era possível - Por Fernanda Canofre/Sul21