sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Volta às aulas – Seminário e visita as escolas na pauta

Entre os dias 22 e 29 de fevereiro inicia o ano letivo na capital. Com um mandato que prioriza a Educação e integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cece), a vereadora Sofia Cavedon, líder da Bancada do PT, já agendou pautas na Comissão; está visitando escolas estaduais e de educação infantil conveniadas com a Prefeitura; está com um projeto de lei pré-aprovado que aplica, na educação e na saúde municipal, os recursos provenientes da União a título de distribuição da participação especial dos royalties do petróleo; entre inúmeras outras ações .

Seminário

Foto Leonardo Contursi/CMPA
Sofia destaca a realização, pela Procuradoria Especial da Mulher, do Seminário Nacional Qual o currículo para uma Educação não sexista? que debaterá com pesquisadoras, educadoras e educadores, lideranças comunitárias, feministas, estudantes, pais, mães e população em geral, sobre os mecanismos que existem e contribuem para a reprodução e a discriminação contra mulheres e meninas no processo educacional. O encontro será nos dias 31 de março e 01 de abril, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Visitando escolas

Foto Sandra Ilíbio Braz
Neste inicio de ano a vereadora já esteve nas escolas de Educação Infantil Brizolinha (Av. Ipiranga) e na Creche Nossa Senhora Aparecida da Vila São Pedro. Sofia é uma das principais articuladoras para que os recursos devolvidos no final do ano pela Câmara de Vereadores/as ao Executivo Municipal sejam destinados 75% para o Funcriança e para as creches conveniadas com a Prefeitura. Ela também luta para que a Prefeitura repasse as instituições os recursos financeiros aprovados nos orçamentos de 2015 e 2016, feitos por emendas populares.

Foto Sandra Ilíbio Braz
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Baependi, localizada na Estrada dos Alpes, recebeu a vereadora com várias demandas, sendo a principal a falta do repasse de verbas do governo do Estado. “A escola está vivendo de doações, conseguiram parceiros para pintar o prédio e capinar”, alerta Sofia.

A instituição atende cerca de 180 crianças (do 1° ao 9° ano), e tem problemas de estrutura, vidros quebrados, cerca da escola destruída, focos de lixo no entorno da escola.

Comissão de Educação, Cultura e Esporte 

Foto Leonardo Contursi/CMPA
Na terça-feira (16/2), iniciaram aos trabalhos da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de Porto Alegre (CECE). Na primeira reunião a vereadora Sofia Cavedon encaminhou duas pautas:
- Ingresso das crianças da capital que devem ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Conforme a Lei nº 12.796/2013, até este ano as escolas terão que se adequar e acolher alunos de 4 a 17 anos.
- Falta do repasse de verbas para a Escolas Estaduais.

Este ano a Cece é composta pelos vereadores Tarciso Flecha Negra (PSD) (Presidente); Reginaldo Pujol (DEM); Dr. Raul (PMDB); Dinho do Grêmio (DEM) e vereadora Sofia Cavedon (PT).

Veja também:
- Obras nas escolas infantis poder ser feitas com os recursos devolvidos pela Câmara de Vereadores/as
- Royalties para a Educação em Porto Alegre