terça-feira, 8 de março de 2016

08 de Março - Sofia homenageou Lires Marques

Foto Leonardo Contursi/CMPA
A vereadora Sofia Cavedon (PT), procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Porto Alegre, presidiu na manhã desta terça-feira – 08 de março – a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a vereadora Sofia, a iniciativa visa instituir, também nos parlamentos de todo país, espaços para contribuir no aprimoramento da legislação brasileira para proteger a mulher e garantir a igualdade de direitos. “O mês de março responde aos momentos muito duros que a mulher está vivendo. No dia 17, estaremos em ação coletiva na Lomba do Pinheiro, fazendo uma audiência pública”, afirmou. Segundo Sofia, “o feminismo é uma ação afirmativa de desvelamento das condições dos elementos que levam uma mulher ainda a ser oprimida e subjugada”.

Foto Marta Resing
Sofia escolheu para homenagear a socióloga Lires Marques, que parou de estudar aos 12 anos para cuidar dos filhos e depois se formou em Ciências Sociais, tornando-se a primeira mulher a dirigir o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e a primeira presidente da Cohab Estadual. Lires escreveu o livro da história das ocupações. “Tinhamos um povo sem ter onde morar. Em três meses, ocupamos 23 mil unidades de moradia”, defendeu.

Todas as seis vereadoras fizeram, ao final da solene, uma homenagem conjunta com entrega de flores à ex-servidora da Câmara Edith Coiro. Também participaram da cerimônia o ex-governador Olívio Dutra e sua esposa, Judith Dutra, além de familiares das homenageadas e autoridades políticas.

Foto Tonico Alvares/CMPA
Currículo Resumido de Lires Marques: A socióloga e professora universitária Lires Marques parou os estudos aos 12 anos de idade retornando após o casamento e com três filhos a estudar em casa formando-se após em Ciências Sociais na PUC/RS. Pós-graduada em Sociologia defendeu a tese – Processo de pauperização nas Vilas de Porto Alegre.

Líder comunitária coordenou o Movimento Direito de Morar que ocupou 23 mil imóveis em três meses devido à liquidação do Banco Sulbrasileiro. Pela Fracab participou do Movimento Nacional de Luta contra o Desemprego.

Foi a primeira mulher Diretora Geral do Demhab; a primeira vice-presidente da Associação Brasileira de Cohabs (ABC) assumindo a presidência no mesmo mandato. Também foi a primeira presidenta da Cohab Estadual, quando regularizou a situação de 55 mil imóveis no RS.

Como Delegada e Conselheira do Orçamento Participativo (OP) participou do 1ª Cidade Constituinte. Fundou a Cooperativa dos Produtores Ecológicos de Porto Alegre Ltda. (Arcooiris) e escreveu o livro A História das Ocupações: a Luta pela Moradia.

Veja aqui o álbum de fotos do evento.