segunda-feira, 2 de maio de 2016

Agapan comemora 45 anos e lança campanha “... é vida”

Ao comemorar 45 anos de atuação 100% voluntária no dia 27 de abril, a Associação Gaúcha de Proteção do Ambiente Natural (Agapan) renovou seu ativismo ecológico com homenagens a associados que se destacam pelas contribuições dadas às lutas da entidade e lança a campanha “... é vida”.

Adicionar legenda
A vereadora Sofia Cavedon (PT) prestigiou o evento na Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) do bairro Bom Fim, realizado neste sábado (30/4).  “Agradeço aos tantos militantes que cuidaram de nossas vidas e seguirei somando na luta! Levo demandas de cuidados com o espaço da Feira Ecológica e a retomada da luta pela sede desta entidade tão necessária para o Rio Grande.

 Defesas e lutas

Inspirada no lema da entidade, “A vida sempre em primeiro lugar”, a campanha vai lembrar a primeira das muitas lutas vitoriosas da Agapan, que foi a criação da legislação contra a poda indiscriminada das árvores de Porto Alegre.

Para recordar a atuação nos últimos 45 anos, ao longo deste ano a campanha “... é vida” vai destacar os principais temas ambientais defendidos pela entidade, como agroecologia, arborização urbana, a defesa da Orla do Guaíba, o alerta sobre os riscos da contaminação do ar e da água pela celulose, os impactos dos megaprojetos hidrelétricos, da mineração e do carvão e da extração de areia dos rios, entre outras práticas que afetam o cotidiano das pessoas e que interferem inclusive nas mudanças climáticas.

“Neste ano em que completamos 45 anos de atuação e, como entidade ambiental, somos referência na luta e em diversas conquistas para a sociedade, questionamos o descumprimento e as frequentes tentativas de flexibilização das leis ambientais, muitas vezes não cumpridas, a falta de fiscalização e de investimentos em saneamento básico e na estruturação de equipes técnicas em quantidade e qualidade de órgãos que deveriam zelar pela proteção ambiental”, analisa o presidente Leonardo Melgarejo.

Visite o Portal da Agapan.