terça-feira, 19 de abril de 2016

Equipe do Festival de Cinema Acessível faz palestras em escolas da Capital

A equipe do Som da Luz, que produz o Festival de Cinema Acessível, está levando palestras gratuitas a escolas públicas e privadas de Porto Alegre. O objetivo é sensibilizar estudantes, professores e diretores dos estabelecimentos de ensino sobre a temática da inclusão e o respeito às diferenças.

Os encontros acontecem mediante agendamento prévio e conforme disponibilidade de agenda dos profissionais envolvidos. A visita às escolas envolve a exibição de um dos longas-metragens da primeira fase do Festival de Cinema Acessível, seguida de bate-papo com a equipe do projeto. Todas as produções do Festival contam com audiodescrição, legendas e língua de sinais.

Durante a atividade a equipe do Festival irá debater o processo de realização de um filme acessível, a importância da iniciativa para o público com alguma deficiência e as possibilidades de utilização dos recursos de acessibilidade dentro do ambiente escolar.

Escolas interessadas devem enviar e-mail para osomdaluz@gmail.com ou ligar para 51.30860527, indicando possíveis datas e turnos para realização da atividade.

Sobre o Festival

O Festival de Cinema Acessível é uma realização do Som da Luz através da Lei Rouanet. O evento teve sua primeira etapa em 2015, com a exibição de cinco clássicos do cinema brasileiro. A iniciativa torna as produções totalmente acessíveis a pessoas cegas, com baixa visão, deficiência auditiva, surdas e sem nenhuma deficiência. Em 2016 acontece a segunda etapa do Festival a partir da metade do ano, quando serão exibidos novos títulos.

Já estão em fase de finalização as obras O Palhaço, Tropa de Elite 2 e Se eu fosse você. A segunda etapa do Festival conta com patrocínio de Banrisul Consórios, Badesul e IMEC Supermercado. O Som da Luz segue captando recursos através da Lei Rouanet para a disponibilização de outras obras em formato acessível. As exibições ocorrem em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana a partir de julho. A programação completa será informada à imprensa assim que as datas forem confirmadas.

Fonte: Fórum pela Inclusão Escolar

Leia também:
Festival de Cinema Acessível percorre interior e traz novos filmes a Porto Alegre