terça-feira, 17 de maio de 2016

Cece avalia infraestrutura da Praça Parque dos Nativos

Foto Ederson Nunes/CMPA
Os parlamentares que compõem a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre estiveram, na tarde desta terça-feira (17/5), em visita coletiva à Praça Parque dos Nativos, localizada na Vila Ipiranga, (situada na Rua Alberto Silva esquina Rua Conquista)l. O objetivo foi verificar as reais condições da região e buscar atender às demandas da comunidade junto à Prefeitura. A principal reclamação é a falta de conservação, limpeza e iluminação da praça, bem como a manutenção das cinco quadras de futebol existentes (incluindo as de grama e saibro) e uma quadra de vôlei.

Segundo a designer de interiores Raquel de Quadros, que reside em frente ao Parque dos Nativos, a área não recebe mais o cuidado necessário por parte do poder Executivo. “Não estamos conseguindo fazer a manutenção da praça. Não temos mais grama, só temos mato, o que é perigoso. A Prefeitura corta a grama a cada 15 ou 20 dias. A praça fica desleixada. Nós fazíamos piquenique aqui, semanalmente, para integração da vizinhança. A escola parou de frequentar a praça, e os moradores não caminham mais devido aos deslizes e buracos enormes nas calçadas”, afirmou Raquel.

Preservação

O supervisor de Praças, Parques e Jardins da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Albano Assis, assegurou que irá abrir um processo específico para cuidar das demandas da referida praça. “É preciso passar todo o serviço de revitalização para o DMLU. Nós, da secretaria, iremos primeiro dar uma geral na praça e fazer o levantamento de copas das árvores. Precisamos que sejam oficializados os encaminhamentos da presente comissão ao Executivo. Vamos caprichar no corte da grama. A licitação para viabilizar a implantação dos equipamentos de ginástica está sendo providenciada”, reafirmou Albano.

Esteve presente no local o diretor de conservação do Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (DEP), Paulo Guilherme Barcellos, que declarou que os servidores do Departamento irão fazer uma vistoria no parque para tentar desobstruir a rede pluvial e avaliar os reais danos.

Limpeza

Conforme o responsável pela Divisão de Limpeza e Coleta do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Felipe Kowal, o departamento irá, a partir de outubro, assumir também a limpeza de todas as 625 praças licitadas na Capital, incluindo a capina e poda. “O que eu posso deixar como sugestão para os moradores agora é que vocês consigam se organizar para conseguir uma verba para a região da Vila Ipiranga, dentro do proposto pelo Orçamento Participativo. Se vocês conseguirem montar um CNPJ e uma associação de bairro, ajudaria muito na tramitação”, ponderou Kowal.

Educação

Foto Ederson Nunes/CMPA
Conforme a professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Oswaldo Aranha, Patricia Oliveira Silveira, que chegou ao local acompanhada de seus alunos, a Praça Parque dos Nativos sempre foi muito frequentada pelas escolas da região, mas agora, com a falta de conservação, as visitas foram suspensas. “Nós estamos entregando, hoje, à comissão um abaixo-assinado com as assinaturas dos pais e diretores das escolas para solicitar a revitalização da praça para uso da comunidade. Nossos estudantes precisam brincar. Os bancos estão sem a devida reparação na pintura e muitos dos brinquedos estão quebrados”, completou Patricia.

Encaminhamento:

Como encaminhamento do encontro será formalizado pela comunidade e vizinhança local um documento solicitando a reforma e revitalização da Praça Parque dos Nativos. “Vamos fazer um pedido de providências para o Executivo da Capital. São demandas simples que requerem a limpeza, iluminação e manutenção da praça. Vamos dirigir cada necessidade para seu respectivo setor dentro da Prefeitura. Queremos reparar rapidamente a estrutura dos bancos e consertar os brinquedos quebrados”, observou o presidente da Cece.

Também estiveram presentes moradores da região e representantes de associações de bairros próximos, além do representante da Divisão de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Paulo Rogério Aumond, e a vereadora Sofia Cavedon (PT).

Leia a íntegra da matéria no Portal da CMPA.