segunda-feira, 6 de junho de 2016

Fórum pela Inclusão Escolar promoverá Seminário e Semana sobre Deficiência

Arte Marta Rresing
Segunda-feira é o último dia de inscrições para o Painel 1.

As inscrições são gratuitas e com Certificação

O Fórum pela Inclusão Escolar de Porto Alegre promove o Seminário Estatuto da Pessoa com Deficiência: Mudanças e Desafios para a Educaçãonos dias 15 de junho e 10 de agosto, das 18 às 22 horas, no Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal - e a Semana Municipal de Inclusão Escolar – de 8 a 12 de agosto, no saguão da Casa Legislativa.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas por painel através do email: seminarioforuminclusao2016@gmail.com. Na solicitação de inscrição, informar: nome completo; RG; área de atuação; local de trabalho ou de formação

Período de inscrições para o Painel 1: 24/05 a 13/06/2016
Período de inscrições para o Painel 2: 15/07 a 05/08/2016

As vagas são limitadas e os/as inscritos/as receberão a confirmação por e-mail. A atividade terá certificação.

A vereadora Sofia Cavedon (PT), que atua na área desde 2008 quando da constituição do Fórum, e é a autora da Lei 11039/11 que inclui a Semana Municipal de Inclusão Escolar no calendário de datas de conscientização de Porto Alegre, destaca a importância do Fórum como espaço de aprofundamento dos temas relativos à inclusão e que vem, nesses oito anos, proporcionando espaços de formação para professores e comunidades.

Para a professora e coordenadora do Fórum pela Inclusão Escolar, Dinéia Pires,  a inclusão "não pode ser só no discurso", e completou: “Quando a gente se coloca do outro lado, vemos que essa causa ainda tem um longo caminho pela frente”. Dinéia também cita dados do Ministério da Educação a respeito das pessoas com deficiência no Brasil: são 45 milhões no país, sendo 35 milhões deficientes visuais, 13 milhões com deficiências motoras e 2,5 milhões deficientes intelectuais.