terça-feira, 21 de junho de 2016

O apoio do mandato às comunidades

O mandato da vereadora Sofia Cavedon (PT) tem atuado intensamente em várias comunidades de Porto Alegre. Através de sua Assessoria Comunitária somente este mês esteve em reuniões na Ilha da Pintada, Vila São Judas Tadeu, Loteamento Chácara da Fumaça, Centro Comunitário Jardim Renascença, Grêmio Esportivo Ferrinho e Morro Santa Teresa.

Foto Sandra Ilíbio Braz
Morro Santa Teresa

O mandato da vereadora Sofia Cavedon, através da assessora comunitária Sandra Ilibio Braz, esteve mais uma vez no Morro Santa Teresa participando da caminhada com os órgãos de serviços públicos de Porto Alegre.

Um dia após a caminhada, iniciaram as obras.

Ilha da Pintada - Arquipélago

Em reunião com a comunidade, a vereadora Sofia esteve na segunda-feira (20) na sede da Associação Escola de Samba Afrocultural Unidos do Por do Sol RS – Afrosol – presidida por Beatriz Gonçalves Pereira (Bia), que coordenou o encontro.

Na pauta a construção do Galpão Popular, demandado pelos moradores, para que sejam realizadas atividades como oficinas com as crianças, oficinas de terceira, entre outras. O espaço conhecido como "Galpão Popular Sol das Ilhas", já contou com o apoio da ONG Movimento Perfeito, que ajudou a fazer uma plataforma, erguer um teto e também doaram uma pracinha. As enchentes deste ano levaram tudo, lamenta Beatriz.

Hoje, aos poucos, estão construindo uma nova sede e, ao mesmo tempo, usando o espaço do jeito que está, informa a vereadora que sugeriu que a comunidade procure a central de materiais da Fiergs e se colocou a disposição para a construção de emendas parlamentares no orçamento do município.

Vila São Judas Tadeu - Partenon

Foto Sandra Ilíbio Braz
A vereadora Sofia Cavedon e o ex-deputado Raul Pont estiveram reunidos esta semana com as lideranças comunitárias da Vila São Judas Tadeu, localizada no bairro Partenon.

Necessidade de Posto de Saúde em especial para a Vila São Judas Tadeu, foi uma das demandas apresentadas. Conforme as lideranças o Posto Ceres, que hoje atende a comunidade, tem sérios problemas. “É insalubre, com goteiras, rachaduras, não tem geladeira, ventilador e auto-clave”, afirmam. Eles destacaram a distância que é para chegar ao posto, sendo que na Vila tem uma área que é da Secretaria Estadual de Saúde, o prédio da Prosan. “O prédio está abandonado e fica localizado na avenida Ipiranga com a rua Nelson Duarte Brochado, então encaminhamos um pedido de cedência do local para a instalação do Posto de Saúde”, informaram.

A vereadora encaminhou uma solicitação de agenda com a Secretaria de Administração do Estado e ainda não obteve retorno. Sofia lembra que essa luta não é só da Vila São Judas, que conta com o apoio da Vila Ceres e do Conselho Distrital de Saúde do Partenon.

Funcionários do Hospital Sanatório Partenon também estavam presentes e falaram do PL 44/2016 que tramita na Assembleia Legislativa envolvendo os profissionais da saúde e que não pode ser aprovado.

Foto Sandra Ilíbio Braz
Creche – As lideranças solicitaram ainda o apoio da vereadora Sofia para a realização de uma Quarta Temática da Câmara com o objetivo de apresentarem o projeto da creche sustentável aos e às demais vereadoras/es. A construção da creche foi conquista no Orçamento Participativo (OP) há 8 anos. “Até hoje nada foi construído” afirmam, apesar das, inúmeras reuniões feitas,  “Agora recebemos um ofício da Prefeitura avisando a Associação que o governo não tem verba para fazer a obra”, destacaram.

Habitação – Eles informaram que no dia 11.04.2016 saiu a decisão da justiça dando ganho de causa para a comunidade, ou seja, conquistaram a regularização fundiária e o juiz pede que seja executada. O Estado tem 180 dias para atualizar o cadastro. Os e as representantes da comunidade agradeceram aos que atuaram para que esta conquista você possível, em especial ao Dr. Cristiano, Karla Moroso, Jacques Alfonsin e Julio Alt.

Grêmio Esportivo Ferrinho

A vereadora Sofia Cavedon acompanhou a reunião realizada no Demhab, onde os representantes da entidade, Sr. Helio e Eugenio Barbosa, protocolaram as solicitações de demarcação do lote destinado ao equipamento comunitário Ferrinho - Quadra D - Lote 2, e cópia do Projeto Urbanístico aprovado.

Loteamento Chácara da Fumaça

Apesar da solicitação da vereadora Sofia Cavedon para que fosse implantado o sentido único nos acessos 1,2 e 3 do         Loteamento Chácara da Fumaça, o pedido foi negado pelo governo municipal que manterá o sentido duplo de circulação nessas vias. Conforme ofício da Prefeitura, “eventuais conflitos na mobilidade viária sejam  resolvidos entre os usuários”.

Foto Sandra Ilíbio Braz
Centro Comunitário Jardim Renascença

Sofia também está intervindo junto a Prefeitura para que seja liberado, com urgência, os recursos captado através de doação do Imposto de Renda para a entidade. O valor estimado é de R$ 3.000,00.

Em visita ao Centro Comunitário, a dirigente Jussara Cabeda informou que o Centro está necessitando deste valor para dar segmento aos seus trabalhos e projetos.